A depressão “Garoe”, que vai atingir os Açores e a Madeira, também deverá sentir-se em Portugal continental a partir desta segunda-feira, com chuvas fortes acompanhadas de trovoada e granizo.
Corpo do artigo
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a depressão tem um sistema frontal associado, que deverá começar a afetar o estado do tempo em Portugal continental a partir desta segunda-feira de manhã, com previsão de precipitação, por vezes forte, acompanhada de trovoada, e ocasionalmente de granizo, situação que deverá manter-se até quarta-feira.
O IPMA prevê ainda para o continente vento do quadrante sul que irá aumentar gradualmente, em especial no litoral e terras altas, onde as rajadas poderão atingir os 80 km/h na quarta-feira e aumento gradual da agitação marítima, com ondas de sudoeste que poderão atingir cinco metros na terça e quarta-feira.
“Esta situação meteorológica será também caracterizada pela subida generalizada de temperatura, em especial da mínima, contrastando com os valores baixos registados nos últimos dias” refere o IPMA em comunicado.
As nove ilhas dos Açores estiveram no domingo sob avisos laranja e amarelo, devido aos efeitos da depressão.
Só os distritos de Bragança e Guarda escapam aos avisos
Dezasseis distritos do continente e os arquipélagos da Madeira e Açores vão estar até quarta-feira com avisos laranja e amarelo devido à previsão de chuva e agitação marítima forte, na sequência da depressão Garoe.
Apenas os distritos de Bragança e Guarda escapam aos alertas.
A previsão levou o Instituto Português do Mar e da Atmosfera a pôr os distritos de Faro e Beja com aviso laranja devido à previsão de chuva, por vezes forte, acompanhada de trovoada, e ocasionalmente de granizo, entre as 9 e as 15 horas de hoje, passando a amarelo até às 6 de quarta-feira.
Estes dois distritos vão também estar sob aviso laranja por causa da agitação marítima forte entre a meia-noite e as 9 de quarta-feira.
Devido à agitação marítima, Faro e Beja vão estar sob aviso amarelo entre as 15 de hoje e a meia-noite de terça-feira e depois entre as 9 e as 15 horas de quarta-feira.
Também os distritos de Setúbal, Lisboa e Leiria vão estarão a laranja entre a meia-noite e as 9 de quarta-feira face à previsão de agitação marítima.
O IPMA emitiu também aviso amarelo para os distritos de Viseu, Porto, Vila Real, Viana do Castelo, Aveiro e Braga por causa da chuva, por vezes forte, acompanhada de trovoada, e ocasionalmente granizo entre as 15 de hoje e as 6 de quarta-feira.
Évora, Setúbal, Santarém, Lisboa e Portalegre também estão sob aviso amarelo por causa da chuva até às 6 de quarta-feira. Leiria, Castelo Branco e Coimbra também vão estar sob aviso amarelo devido à chuva entre as 12 de hoje e as 6 de quarta-feira.