Depressão Kristin já passou a Península Ibérica e está a caminho das Ilhas Baleares

Foto: Carlos Barroso/Lusa
A depressão Kristin já atravessou a Península Ibérica e já estará a caminho das Ilhas Baleares, tendo sido registada uma rajada de vento com 178 quilómetros por hora na base aérea de Monte Real.
Durante o briefing que decorreu na sede da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, em Carnaxide (Oeiras), Nuno Lopes, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), explicou que a base aérea de Monte Real registou uma rajada de vento com 176 quilómetros por hora pelas 5 horas e com 178 quilómetros por hora pouco tempo depois. "A partir daí deixaram de ter registo porque a estrutura ficou destruída", acrescentou Nuno Lopes, dizendo ainda que terá sido Monte Real a zona de entrada desta depressão.
Na estação do Cabo Carvoeiro foi registada uma rajada de vento com 149 quilómetros por hora, na estação de Ansião foi registada uma rajada com 146 quilómetros por hora e em Leiria a velocidade atingiu os 142 quilómetros por hora.
Nuno Lopes referiu ainda que a depressão Kristin "já passou inclusive o território da Península Ibérica e estará a caminho das Baleares".
A passagem da depressão Kristin pelo território português deixou um rastro de destruição, vários desalojados e causou quatro mortos, segundo a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil. Os distritos mais afetados foram Leiria (por onde a depressão entrou no território continental), Coimbra, Santarém e Lisboa. Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações foram as principais consequências materiais do temporal.
A Proteção Civil está em estado de prontidão especial de nível 4, o máximo, em toda a orla costeira entre Viana do Castelo e Setúbal, e há avisos meteorológicos vermelhos (nível mais grave) em toda a costa do continente.
