Desde o início do ano, 18 equipas fizeram mais de 75 mil km para registar terrenos
Publicidade ao serviço é feita pelas juntas de freguesia, dirigentes associativos e até pelos padres.
Corpo do artigo
Os 18 veículos afetos às equipas móveis do Balcão Único do Prédio (BUPI) criado na região Viseu Dão Lafões já percorreram 75 mil quilómetros desde que foram para a estrada a 17 de janeiro. No total, há 18 equipas itinerantes ao serviço.
Viseu - o maior dos 14 concelhos que integram a Comunidade Intermunicipal Viseu Dão Lafões (CIMVDL) - tem três balcões móveis a realizar o registo e georreferenciação das propriedades rurais. Tondela e Castro Daire têm dois grupos e os restantes municípios apenas um. Cada equipa é composta por dois técnicos, que fazem atendimentos durante a semana e até aos fins de semana e feriados, se for necessário.
No concelho viseense as equipas estão agora a dar a segunda volta ao município. Recentemente, uma das equipas esteve estacionada na Junta de Freguesia de Cavernães, localizada a pouco mais de dez quilómetros do centro da cidade. Os dias foram bem preenchidos. Por norma há sempre alguém a efetuar o cadastro de terrenos. O atendimento é feito por marcação. A publicidade ao serviço é feita pelos presidentes de Junta, dirigentes associativos e até pelos padres.
Fernando Teixeira Gonçalves, de 73 anos, soube da existência do serviço por intermédio de conhecidos. Durante uma hora, com a ajuda da técnica Adriana Rollim, conseguiu registar sete terrenos. Apenas um ficou por georreferenciar por falta de documentação. "Estas coisas ajudam as pessoas, se quisermos vender fica tudo mais fácil. Foi rápido e ainda por cima é um serviço gratuito", destaca.
Adriana Rollim garante que "as pessoas têm aderido bem" ao BUPI. Muitas até aparecem nos espaços de atendimento já com os terrenos georreferenciados. "Na semana passada só um habitante de Cavernães registou 43 terras", realça.
Mobilizar interessados
Segundo a CIMVDL, na região Viseu Dão Lafões já foram feitos 110 mil registos de parcelas. "Há municípios que se destacam mais pelos resultados que têm obtido no decurso da operação. Vouzela, Oliveira de Frades, São Pedro do Sul e Viseu têm apresentado bons resultados", salienta.
Apesar de já terem sido efetuados milhares de atendimentos, a Comunidade Intermunicipal sustenta que "será preciso fazer mais no sentido da sensibilização e mobilização dos interessados".
Só em Viseu Dão Lafões havia mais de 1 milhão de terrenos por registar. A CIMVDL comprometeu-se a georreferenciar 44% dessas propriedades rurais.
O BUPI em Viseu Dão Lafões resultou de uma candidatura aos fundos comunitários, representando um investimento superior a 2,3 milhões de euros.