As críticas são feitas por Luiz Carvalho, apresentador e realizador de<em> "</em>Fotografia Total", da TVI24.
Corpo do artigo
Apresentado e realizado pelo fotógrafo Luiz Carvalho, "Fotografia Total" foi emitido durante quatro anos na antena da TVI24. De acordo com o responsável, a direção de Informação da estação, liderada por Sérgio Figueiredo, comunicou em outubro a decisão de não continuar a exibir o formato. O último episódio deveria ser transmitido este fim de semana, no entanto, tal não veio a acontecer, o que motivou o fotógrafo e apresentador do programa a acusar o diretor de informação de censura.
"Nunca tive qualquer problema em quatro anos. Quando entra o Sérgio Figueiredo comecei a ter. Passaram a existir falhas nos horários em que estava previsto o programa ser transmitido, até que em outubro me foi comunicada a decisão de terminar o formato. O Fotografia Total custava zero à TVI, vivia dos patrocínios. Como é lógico, não podia deixar os patrocinadores 'na mão' quando já tinham negociado comigo até ao final do ano", explicou o fotógrafo Luiz Carvalho à nossa publicação.
Luiz Carvalho contou que esse último programa "era um best of que fechava um ciclo de quatro anos e 185 programas". "Fiz uma coisa muito subtil e educada: referia que ao longo dos quatro anos tínhamos levado [ao programa] pessoas muito importantes do mundo da fotografia e agradecia à anterior direção de informação da TVI [com quem Fotografia Total se iniciou]. Penso que isso terá irritado imenso o Sérgio Figueiredo", afirmou.
Este não é o único caso que originou queixas do fotógrafo e realizador. "O programa tinha uma rubrica que era o Fotografias com História. Tinha umas imagens do Marcelo [Rebelo de Sousa] quando se candidatou à câmara municipal de Lisboa, a conduzir um táxi num bairro de lata. Fiz uma brincadeira com isso. Depois, recebi um e-mail a informar-me que o programa ia ser suspenso por causa das fotografias. Não queriam ser confundidos com o canal que anda a promover a candidatura do Marcelo [à presidência da República]. É preciso ter lata. Qual é o meu espanto quando vejo que, no horário em que deveria passar o programa, no domingo, meteram a entrevista do Ricardo Araújo Pereira ao Marcelo. Acho espantoso", sublinhou.
A nossa publicação tentou obter uma reação do diretor de informação da TVI, mas Sérgio Figueiredo não respondeu às mensagens.
O magazine sobre o mundo da fotografia, sabe ainda a nossa publicação, vai continuar a ser exibido em 2016, mas com outro nome e num novo canal: RTP3.