Altice Forum Braga preparado para receber 7242 pessoas para voto antecipado. Entrada no recinto gerida por painéis digitais: objetivo é que votem em dois minutos e meio.
Corpo do artigo
As marcas que definem o distanciamento social foram medidas ao centímetro, há 100 litros de álcool-gel disponível para desinfetar as mãos e duas mil máscaras de proteção individual asseguradas. Durante o dia de hoje, "segurança" é a palavra de ordem no Altice Forum Braga, que espera receber, até ao final do dia, 7242 pessoas para o voto antecipado nas eleições legislativas.
14518218
"Normalmente, as pessoas estão atentas às questões de segurança, como o distanciamento. Não vale a pena fazer essa crítica, como no passado, porque, desta vez, os distanciamentos estão medidos ao centímetro", frisa o administrador do equipamento, Carlos Silva, que, durante uma semana, ajudou a delinear uma operação que envolve cerca de 300 pessoas, entre colaboradores das secções de votos até aos seguranças, equipas de limpeza e desinfeção ou funcionários do balcão de informações.
"Todas as preocupações com a desinfeção foram acauteladas, seja nas mesas ou nas casas de banho", garante o responsável. E para quem está a trabalhar durante 11 horas, entre as 8 e as 19 horas, também "foi garantido conforto, desde a temperatura do espaço ao estacionamento perto".
35 mesas de voto
Ao todo, foram montadas 35 mesas de voto, distribuídas por três pisos. Cá fora, há 18 filas que serão geridas por um sistema digital, que irá controlar os acessos ao interior das mesas de voto, gerir uma cadência e minimizar tempos de espera. "Tudo está a ser feito para a pessoa não perder tempo, entrar de imediato, fazer a votação e sair em dois minutos e meio", descreve Carlos Silva, convencido de que "não haverá tempos de espera" em Braga, "tirando horas particulares do dia". Fala, essencialmente, do período da manhã, altura em que espera "mais de duas mil pessoas".
"A expectativa é ter entre 250 e 350 pessoas por fila. Haverá painéis digitais a chamar os eleitores. Se a luz falhar, vocês vão gerir as filas e, a cada dois minutos e meio, mandam entrar pessoas", explicava o administrador durante uma formação aos elementos que vão orientar os cidadãos, apontando todos os cenários de crise, mas também soluções.
Uma das novidades para apoiar os eleitores no momento de votar é a plataforma "Onde Voto", onde é possível saber qual é a mesa de voto onde deverão dirigir-se e a posição do nome no caderno eleitoral.
Além do funcionamento interno, a organização preparou, também, condições de acesso, garantindo seis parques de estacionamento para os eleitores (Altice Forum, Parque da Ponte, Sopé do Picoto, Rua João Evangelista Vieira, Estádio 1.º de Maio e terreno do Clube dos Caçadores). Estabeleceu, ainda, uma parceria com os Transportes Urbanos de Braga para providenciar linhas especiais. Durante o período de votação, há interfaces a partir do E.Leclerc e do Minho Center, por apenas um euro de ida e volta.