Dominados fogos em Vila Real e Penafiel, continua ativo o de Celorico de Basto
Os bombeiros dominaram, esta quarta-feira de madrugada, o incêndio em Galegos, Penafiel, que tinha começado às 18 horas de terça-feira. Às 7.45 horas também foi dado como dominado o fogo que lavra em Vila Real desde sábado. Continua ativo o incêndio em Celorico de Basto.
Corpo do artigo
Apesar de estar em resolução, o fogo em Galegos, no distrito do Porto, mantém no terreno 60 operacionais e 19 viaturas, de acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC).
O incêndio que começou no sábado em Vila Real foi dado como dominado pelas 7.45 horas e mantém no terreno com 5013 bombeiros, apoiados por 178 viaturas. "Isso quer dizer que o incêndio está dentro do seu perímetro, está estabilizado, mas ainda temos alguns pontos muito quentes, outros com alguma chama ativa mas com equipas em trabalho", afirmou José Guilherme, segundo Comandante Regional do Norte, que falava aos jornalistas pelas 8 horas no posto de comando.
Este fogo teve início em Sirarelhos e serpenteou a serra do Alvão, passando por várias aldeias, até passar para o concelho de Mondim de Basto, atingindo área do Parque Natural do Alvão (PNA).
Já em Celorico de Basto, Braga, as chamas tiveram início na segunda-feira e continuam ativas, mobilizando 301 bombeiros e 95 viaturas.
Mais de uma centena de concelhos do interior Norte e Centro do país e dois do Algarve estão hoje em risco máximo de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Portugal continental está desde domingo e até quinta-feira em situação de alerta, devido ao elevado risco de incêndio.