Única escola no país é uma IPSS e localiza-se em Mortágua, distrito de Viseu. Esta quarta-feira celebra-se o Dia Internacional do Cão-guia.
Corpo do artigo
Apanhar o metro na ida e volta do trabalho. Fazer as compras da semana. Levar os filhos ao médico. Ir almoçar com amigos. June é, desde há oito anos, a fiel companheira de Mariana Rocha. 24 horas por dia, 365 dias por ano, a portuense faz-se acompanhar da cadela que, mais do que companhia, é a sua forma de encarar o Mundo.
Antes de June, houve ainda Iuri e Júnior - um reformado por incompatibilidade com a função de cão-guia e outro reformado por velhice. Os três cães-guias no histórico de Mariana mostram que foi das primeiras no país a ter este apoio. Foi em 2001 que se candidatou e em 2004 avançava para o estágio como dupla cão e cego. Todos os companheiros de quatro patas vieram do mesmo local: a única escola de cães-guia existente em Portugal. Chama-se ABAADV: Escola de Cães-Guia para Cegos e fica localizada na vila de Mortágua, distrito de Viseu.