O Instituto Fibrenamics da Universidade do Minho e a empresa José Neves, de Guimarães, criaram uma embalagem de cartão inteligente que é capaz de comunicar com o utilizador, informando-o se o alimento se encontra em bom estado para consumo.
Corpo do artigo
A embalagem chama-se "TechPack" e foi criada graças ao desenvolvimento de uma tinta com indicadores de pH, que muda de cor em virtude do pH a que as embalagens são expostas. Sempre que um alimento embalado se estraga, o pH varia e a cor do identificador vai mudar, indicando ao consumidor que o alimento está estragado. O identificador é um pequeno quadrado colorido na base da embalagem.
Luís Nobre, gestor de projeto na Fibrenamics, chama-lhe "o futuro das embalagens", pois assegura que o consumidor final "passará a comprar apenas produtos que sabe que se encontram em bom estado de conservação". Na ótica de Pedro Neves, diretor de produção e logística na José Neves, esta mudança pode contribuir para um futuro diferente no setor das embalagens: "O facto de podermos aportar inteligência a uma simples caixa de cartão é algo tão importante que faz com que acreditemos que o futuro pode ser bastante diferente do presente".
As potencialidades da embalagem de cartão inteligente permitem diminuir o desperdício alimentar e aumentar o controlo da qualidade dos alimentos, dado que o produtor passa a poder monitorizar, também, a qualidade, desde o embalamento até ao momento de venda ao público.
O mesmo acontece com a temperatura, uma vez que as tintas são termocrómicas e mudam de cor em virtude da temperatura a que se encontram expostas. Neste caso, a temperatura é visualizada noutro identificador, diferente do que é utilizado para o pH.
Invenções do Fibrenamics
Garrafa de algas
Chama-se "The Good Bottle" e é uma garrafa feita à base de algas 100% compostável. É usada pela Água de Monchique.
Fibra de leite
Dez investigadores estão a desenvolver fibra de caseína a partir do leite não alimentar dos Açores.
Revestimento natural
Desde 2015 que estão a ser desenvolvidas fibras naturais, destinadas ao setor automóvel, para revestimentos de painéis.