No dia em que foi anunciado o calendário e a operação de vacinação das crianças dos 5 aos 11 anos, Graça Freitas esclareceu que as crianças não vacinadas não serão obrigadas a testes, mas ficarão sujeitas a mais isolamentos. Aos pais, e a todos, lembra que não vacinar é uma atitude que quer dizer não proteger.
Corpo do artigo
As crianças não vacinadas serão obrigadas a apresentar testes para entrarem em restaurantes?
Não. Todas as crianças abaixo dos 12 anos estão dispensadas de fazer testes.
Quando vão acabar os isolamentos para as crianças vacinadas?
A ideia é que as pessoas vacinadas não façam isolamento, a não ser que sejam contactos de muito alto risco, mas temos de estar numa fase mais favorável em termos de epidemiologia. A atividade viral comanda tudo: se estiver muito elevada, pode haver exceções.
Mas quando é provável que seja aplicável ?
A norma já prevê que quem está vacinado não fica em isolamento e vai aplicar-se a estes meninos também. Só não a estamos a aplicar agora "ipsis verbis" porque estamos no Inverno e com uma subida dos casos e as autoridades de saúde atuam em conformidade com o risco epidémico. Mas obviamente que os vacinados serão menos isolados do que os não vacinados.
Será antes da Páscoa?
Aplica-se só depois de terem o esquema vacinal completo e mais 14 dias. É um investimento agora para o futuro. É bom para os pais, mas é também um benefício adicional e direto para a criança, do ponto de vista da sua saúde mental, do seu desenvolvimento cognitivo, do seu processo educacional.
14398220
Os pais com filhos de 10 e 11 anos, que ainda têm dúvidas e não querem avançar já no próximo fim de semana terão outras oportunidades?
Nós nunca deixámos ninguém para trás em termos de vacinação. Aconselhamos que as pessoas se vacinem o mais precocemente possível, na sua data, de preferência com auto agendamento. Mas a data é importante porque, se não se vacinarem, vão estar totalmente desprotegidos. Não vacinar não é um ato neutro. Não vacinar é uma atitude que quer dizer não proteger. Os pais e nós todos devemos pensar nisto.
O que devem fazer os pais com filhos em idades-fronteira, por exemplo, que fazem 12 anos em fevereiro. Devem esperar por fevereiro para tomarem a dosagem de adulto?
Devem ser vacinados quando forem chamados e tomar a dose correspondente à idade que têm e, depois, a mesma dose com que iniciaram o esquema.
A semana de contenção vai afinal ser usada para vacinação. Porquê?
A ideia é vacinar o mais rapidamente possível estas pessoas de acordo com as vacinas disponíveis, mas também tentando não interromper o processo educativo destas crianças, que já tem sofrido altos e baixos.
Este calendário não vai atrasar o reforço da vacinação dos mais velhos?
Não, são dias pontuais cirurgicamente escolhidos e a nossa capacidade de vacinação é superior àquela que está a ser utilizada. Nenhuma pessoa mais velha será prejudicada pela vacinação das crianças, nem isso nos desvia do alvo de vacinar os mais idosos porque, de facto, são aqueles que mais beneficiam da vacina.