A queda de neve durante a noite de quarta-feira levou à suspensão das aulas em vários concelhos do interior de Portugal continental.
Corpo do artigo
A quede de neve e gelo dificulta a circulação em muitas estradas nacionais e municipais, com os serviços camarários de vários concelhos a determinaram o encerramento das escolas, dada a dificuldade de transportar os alunos.
5744123
No distrito do Porto, concelho de Baião, a neve e o gelo motivaram o cancelamento das aulas, nesta quinta-feira, para cerca de mil alunos que frequentam as escolas dos Agrupamentos de Vale d'Ovil e Sudeste.
O distrito de Vila Real é dos mais afetados pela queda da neve. No concelho de Montalegre, cerca de 800 alunos do 1º ciclo, ensino básico e secundário ficaram em casa. "A neve acumulou bastante durante a noite, com formação de gelo. Apesar de já termos os limpa-neves no terreno, decidimos suspender os transportes escolares por precaução", afirmou o vice-presidente da Câmara de Montalegre e responsável pela Proteção Civil, David Teixeira.
Em Alijó, as aulas também foram suspensas por precaução. O transporte escolar dos alunos das aldeias mais próximas da sede de concelho ainda foi feito, mas as aulas foram suspensas e regressaram a casa por precaução.
5743740
No concelho de Sabrosa, as principais vias estão transitáveis, mas a autarquia decidiu suspender os transportes escolares e manter os 650 alunos em casa. "Não estão reunidas as condições de segurança para a passagem dos transportes pesados", explicou o responsável pela Proteção Civil de Sabrosa, Marco Sequeira.
Em Boticas, a neve e o gelo acumulado nas aldeias mais altas do concelho impediu o transporte de cerca de 100 alunos, devido às dificuldades de circulação dos transportes escolares nas vias que ligam aquelas aldeias à sede do concelho.
O presidente da Câmara de Boticas, Fernando Queiroga, referiu que a neve, mas principalmente o gelo que se acumulou por cima, está a criar dificuldades nas estradas das zonas mais altas.
No terreno estão também os meios da Proteção Civil mas, segundo o autarca, as temperaturas negativas estão a dificultar a atuação do sal sobre o gelo e neve.
Nos concelhos de Castro Daire e Resende, distrito de Viseu, cerca de 120 alunos ficaram em casa devido à neve, que obrigou ao encerramento de estabelecimentos de ensino e impediu alguns transportes, disseram à agência Lusa fonte das autarquias.
Em Vila Pouca de Aguiar, os limpa-neves estiveram no terreno durante a noite a proceder à limpeza das vias e, segundo o responsável pela Proteção Civil Municipal, João Fontes, todas as estradas estão transitáveis e os transportes escolares a circular.
A neve também caiu durante a noite na capital de distrito, Vila Real, mas não causou qualquer constrangimento à circulação rodoviária. A estrada de ligação a Lamas de Olo, na serra do Alvão, esteve cortada temporariamente durante a noite, mas os limpa-neves já estiveram no terreno a proceder à limpeza da via.
A neve também caiu com intensidade na serra do Marão e chegou mesmo a cortar o Itinerário Principal 4 (IP4), na zona do Alto de Espinho, durante a noite. A Guarda Nacional Republicana (GNR) assegura que, esta manhã de quinta-feira, as principais estradas do distrito estão transitáveis, aconselhando, no entanto, precaução na condução.