Várias zonas de Portugal estão neste momento sem eletricidade devido a um problema no sistema europeu de energia elétrica. O JN sabe que o apagão está a afetar vários países, incluindo Espanha, França, Itália e a Bélgica.
Corpo do artigo
Ao JN chegaram relatos da falha de energia nas cidades de Porto, Gaia, Matosinhos, Gondomar, Famalicão, Aveiro e Marinha Grande.
Segundo a E-Redes, o apagão, que aconteceu por volta das 11.30 horas, terá sido causado por um problema no sistema europeu de energia elétrica que afetou a rede nacional, avançou o jornal "Público". "Por indicação da REN, foi necessário proceder a cortes de energia em algumas zonas específicas para garantir a estabilidade da rede. A reposição do serviço está a ser feita de forma progressiva", acrescentou a E-Redes.
O Metropolitano de Lisboa confirmou ao JN que há carruagens presas nos túneis com passageiros.
De acordo com a SIC Notícias, o INEM já ativou o plano de contingência.
No Hospital de Santo António, no Porto, vários médicos estão sem acesso aos computadores e sistemas informáticos, uma vez que o gerador só cobre o essencial, soube o JN.
Ministro admite que apagão possa ser devido a ciberataque
O ministro Adjunto e da Coesão Territorial admitiu hoje que o apagão possa ser devido a um ciberataque. Em declarações à RTP 3, Manuel Castro Almeida, questionado sobre a possibilidade de se tratar de um ciberataque, respondeu que “há essa possibilidade, mas não está confirmada”.
“Há essa possibilidade, de facto”, referiu o ministro, salientando que tinha ainda pouca informação e que a que dispunha não era confirmada.
“Sei que abrange vários países da Europa - Portugal, Espanha, França e Alemanha e creio que também Marrocos”, referiu Castro Almeida, para quem em causa está uma “coisa em grande escala que, pela dimensão que tem, é compatível com um ciberataque”. “Mas é uma informação não confirmada”, reiterou.
Segundo a agência de notícias francesa AFP, Espanha também foi afetada pelo apagão, já confirmado pela operadora de rede espanhola. O Instituto nacional de cibersegurança de Espanha estuda hipóteses de um ciberataque, mas sem conclusões ainda. Espanha reportou problemas em aeroportos, redes de transportes de alta velocidade, rede de semáforos e centros comerciais.
Na Áustria, zonas substantivas também terão sido afetadas e espera-se que as torres da rede móvel fiquem sem bateria em poucas horas, soube o JN, porque não existem geradores.
Em Inglaterra e na Suíça não há registo de problemas de eletricidade, confirmou o JN.