Investigadores da Universidade de Colombia, Estados Unidos, criaram um mecanismo que permite extrair energia do processo de evaporação da água.
Corpo do artigo
Segundo explicam os cientistas, no artigo publicado na revista "Nature Communications", a tese baseia-se na ideia de que a célula vegetal incha com a humidade do ambiente e encolhe quando este fica seco e será precisamente dessa actuação que poderá resultar energia.
Nesta fase da investigação, os autores criaram vários dispositivos elementares para mostrar o potencial da descoberta. Um deles é basicamente uma roda formada por células vegetais ligadas a umas tiras de plástico, que vão circulando. Metade da roda mantém-se na área seca, enquanto a outra toca na parte húmida, fazendo com que as células engrossem e as tiras estiquem. A alternância faz com que a roda se vá mantendo em movimento.
O objectivo é aplicar a fórmula a um automóvel em miniatura. Os cientistas acreditam que seja possível produzir electricidade a partir de grandes geradores móveis ligados a grandes bacias hidráulicas, explicou o coordenador da pesquisa, Ozgur Sahin, professor de Ciências Biológicas e de Física da Universidade da Columbia.
"A evaporação é uma força fundamental da natureza", sublinha Ozgur Sahin, em declarações da Europa Press. Para explicar o alcance da descoberta disse ainda que ficam abertas as portas à possibilidade de converter a água de uma piscina em luz.