Uma ex-assessora de José Sá Fernandes na Câmara de Lisboa foi contratada por ajuste direto para acompanhar diversas iniciativas da Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que decorre em agosto em Lisboa. Sá Fernandes, que atualmente desempenha funções como coordenador da equipa que prepara a visita do Papa, justifica o contrato, no valor de 18 mil euros, com a experiência e profissionalismo da antiga assessora.
Corpo do artigo
No Portal Base, onde consta o contrato, lê-se que a contratação de Marise Maria Francisco, por ajuste direto, visa a prestação de serviços de acompanhamento do evento Missa Inicial / receção ao Papa / Via Sacra e do evento principal (Vigília e Missa Final) da Jornada Mundial da Juventude 2023. Tem o valor de 18 mil euros para seis meses de trabalho (valor sem IVA), o que dá 3000 euros por mês.
A mesma profissional já havia prestado serviços de assessoria nas áreas da cultura e dinamização cultural no gabinete de Sá Fernandes, quando este foi vereador na Câmara de Lisboa.
Em resposta escrita ao JN, José Sá Fernandes sublinha que o contrato foi "elaborado no estrito cumprimento legal e com base na lei geral, sem qualquer aproveitamento de qualquer cláusula do regime especial que existe para a JMJ no que toca a contratações" e explica que Marise Maria Francisco foi contratada "porque é uma extraordinária profissional com larga experiência nas tarefas em causa".
"Uma das pessoas-chave"
Neste momento, em que se aproxima a data do evento, acrescenta, "este reforço da equipa, por 6 meses, torna-se muito importante para garantir o sucesso da missão que todos estamos envolvidos".
Marise Francisco será mesmo "uma das pessoas-chave, face à sua experiência e conhecimento de todas as entidades envolvidas, sejam os serviços da Câmara Municipal de Lisboa e da empresa municipal Egeac, sejam as estruturas nacionais de segurança e proteção civil, para conjuntamente com a equipa que coordeno articular e acompanhar todas as fases de implementação dos serviços de segurança, mobilidade e saúde, relacionados com a montagem, programação e desmontagem dos eventos em apreço".
Irá, também, "acompanhar a produção de materiais de sinalética, comunicação e transmissão que sejam necessários para a divulgação dos eventos e das suas " regras" e avisos".
A ex-assessora esteve "presente em todos os grandes eventos realizados em Lisboa nos últimos anos, com larga experiência e grande profissionalismo", descreve o ex-vereador, citando vários eventos em que colaborou como Rock in Rio Lisboa ou o Mexe Fest.