Empresas e famílias têm numa só plataforma informação sobre condições, incentivos e apoios dos municípios, que lhes permite comparar diretamente os territórios e escolher onde querem investir ou viver. O portal T-INVEST, que já está ativo e é lançado oficialmente esta sexta-feira, desafia quem o visita a conhecer os concelhos com taxas mais baixas e as áreas de acolhimento empresarial com lotes disponíveis.
Corpo do artigo
Enquadrada na estratégia para captar e fixar pessoas, bem como atrair investidores para diferentes territórios, esta plataforma pública reúne informação oficial que tem de ser fornecida pelos municípios e atualizada pelas comissões de coordenação e desenvolvimento regional (CCDR). Coordenado pelo Ministério da Coesão Territorial, este projeto conta com a parceria das cinco CCDR.
"Já tínhamos plataformas locais e regionais. Mas agora temos numa só plataforma toda a informação a nível nacional", destacou ao JN o secretário de Estado da Administração Local, Carlos Miguel, sublinhando que o objetivo é alargar o portal às regiões autónomas.
"Derivou para as pessoas"
Carlos Miguel contou ainda que a ideia surgiu primeiro para as empresas, mas que "rapidamente derivou para as pessoas e as famílias".
Na mesma plataforma, exemplificou, é possível saber qual o IRS praticado, quais os programas de apoio à habitação ou os apoios sociais existentes.
O portal resulta de dois anos de trabalho, explicou, notando que esta ferramenta de marketing territorial tem como outro lado da moeda incentivar os municípios a aumentar a atratividade, quando se apercebem das condições oferecidas pelos concelhos vizinhos. Uma concorrência salutar com que o Governo quer alimentar esta plataforma, financiada pela Agência para o Desenvolvimento e Coesão com fundos europeus do Portugal 2020.
249 apoiam famílias e 229 as empresas
O portal tem a informação dividida por famílias e empresas e permite, dentro de cada um destes grupos, comparar diretamente os municípios. É também possível procurar informação por incentivo ou município.
Além disso, há um mapa que permite encontrar informação por concelho e filtros de pesquisa como auxílios e derrama; serviços; infraestruturas; e acessibilidades. A plataforma contabiliza 249 municípios com incentivos para famílias, 229 com incentivos para empresas e 359 com lotes disponíveis nas áreas empresariais. O Governo refere que o portal disponibiliza, neste momento, informação sobre 261 municípios.