Na primeira semana da campanha de vacinação outono-inverno foram administradas mais de 250 mil vacinas contra a covid-19 e a gripe nas farmácias, a que acrescem mais de 60 mil nos centros de saúde. A Associação Nacional das Farmácias (ANF) adiantou, em resposta ao JN, que a adesão “está a superar as expectativas”
Corpo do artigo
Durante a primeira semana da campanha sazonal, que arrancou a 29 de setembro, foram administradas 251,4 mil vacinas nas farmácias, informou a ANF, em resposta ao JN. A campanha decorre em 3 500 pontos de vacinação (dos quais cerca de 2500 farmácias e mil centros de saúde) e cabe às farmácias – que estão administrar pela primeira vez a vacina contra a covid-19 – grande parte do processo de imunização, ao assegurarem a vacinação de pessoas com 60 ou mais anos. Para o utente não há qualquer custo. As farmácias vão receber do Estado 2,5 euros por cada vacina.
Às vacinas administradas nas farmácias juntam-se ainda 60 500 administradas nos centros de saúde, informou a Direcção Executiva do SNS à Lusa. No SNS está a ser vacinado o grupo de utentes abaixo daquela faixa etária com doenças de risco associadas, convocado pelas unidades de saúde, bem como as grávidas e profissionais de saúde (do público e privados). No total, foram administradas 311 500 vacinas na primeira semana da campanha.
Imunização simultânea
Sobre a procura pela administração em simultâneo das duas vacinas nas farmácias, a ANF avançou que está a registar níveis “acima do expectável, apesar do receio relativamente a eventual cansaço vacinal da população”, notando, contudo, que a campanha está apenas no início. Caso a população elegível não procure a vacinação “estão previstas medidas de promoção da imunização”, garantiu.
Nesta primeira fase as farmácias receberam 175 mil doses para gripe e 205 mil para covid-19, embora o número não chegasse para todos os elegíveis. A limitação deveu-se a atrasos na distribuição da vacina da gripe, o que levou várias farmácias a adiar marcações para meados de novembro. Segundo a ANF, as vacinas da gripe chegam “diariamente às farmácias” e esta semana “chegou um reforço significativo” que estará disponível a partir de segunda-feira nas farmácias.
A vacinação está a funcionar mediante agendamento: os utentes podem entrar em contacto com a sua farmácia comunitária ou, então, aceder à plataforma agendamento.farmaciasportuguesas.pt .
O objetivo é vacinar entre dois e 2,5 milhões de pessoas nas farmácias e centros de saúde. Tal como aconteceu o ano passado, haverá ainda vacinação nos lares, na rede de cuidados continuados integrados e nos estabelecimentos prisionais, feita por profissionais do SNS.