Fim de semana de aguaceiros e vento mas com temperaturas a chegarem aos 30 graus
Aguaceiros e rajadas, por vezes fortes, serão o cenário dos próximos dias, mantendo-se a situação de instabilidade. As temperaturas não vão sofrer alterações significativas.
Corpo do artigo
No fim de semana, as temperaturas máximas não vão variar significativamente, rondando os 25 graus, "com exceção da zona do Vale do Tejo e o interior do Alentejo, onde se deverão observar valores mais elevados, na ordem dos 26 a 30 graus, podendo atingir os 31 graus", avança a meteorologista Maria João Frada.
Na região Sul, nomeadamente na costa sul do Algarve, e em alguns locais da faixa costeira ocidental, o valor das mínimas aumenta ligeiramente em relação aos outros pontos do país.
Relativamente à precipitação, a especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) alerta que, nos próximos dias, se farão sentir "aguaceiros, por vezes fortes, com trovoada, rajadas fortes e granizo", cenário que se assemelha ao dos últimos dias e que se deverá manter durante a próxima semana, sobretudo durante o período da tarde.
Até quarta-feira passada, a situação de instabilidade fez-se sentir essencialmente nas regiões Norte e Centro, atingindo a zona Sul na quinta-feira. Hoje, o cenário mantém-se com "aguaceiros fortes, de granizo e acompanhados de trovoada e rajadas ocasionais fortes, principalmente na região Centro e Sul", informa a meteorologista Maria João Frada.
Os distritos de Viseu, Guarda, Leiria, Beja, Castelo Branco e Coimbra estão hoje sob aviso laranja de precipitação e trovoada até às 21:00, prevendo-se aguaceiros localmente fortes, granizo e trovoada