Seis distritos de Portugal continental encontram-se sob aviso laranja até às 21 horas devido à previsão de trovoadas "frequentes e concentradas", segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
Corpo do artigo
De acordo com o IPMA, os distritos de Braga, Bragança, Guarda, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu encontram-se desde cerca das 13.50 horas e até às 21 horas de hoje sob aviso laranja, tendo o organismo antecipado o aviso em quatro horas em relação ao inicialmente anunciado.
Estes seis distritos encontram-se igualmente sob aviso amarelo, também até às 21 horas de hoje, por precipitação, devido à previsão de "aguaceiros localmente fortes, por vezes de granizo e acompanhados de trovoada".
Os distritos do Porto, Évora e Portalegre estão sob aviso amarelo para trovoada "frequente e dispersa" e precipitação de "aguaceiros fortes e por vezes de granizo", também desde cerca das 13.50 e até às 21 horas.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA quando existe uma situação meteorológica de risco moderado a elevado.
O aviso amarelo é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Chuva deixa quatro distritos sob aviso laranja
Os distritos de Bragança, Viseu, Guarda e Vila Real estão sob aviso laranja de precipitação até às 21 horas. "Aguaceiros localmente fortes, por vezes de granizo e acompanhados de trovoada", indicou o IPMA. A mais recente atualização, além de aumentar o aviso de precipitação de amarelo para laranja nestes quatro distritos, altera o período horário dos avisos previstos para o dia de hoje, que passam a ser entre as 14.50 e as 21 horas.
A atualização do IPMA acrescenta Faro e Beja aos distritos sob aviso amarelo de precipitação e de trovoada, que se juntam a Évora, Porto e Portalegre. Assim, dos 18 distritos de Portugal continental, há 11 que estão hoje, até às 21 horas, sob aviso de precipitação e de trovoada, uns com aviso amarelo e outros com laranja.