O ministro das Infraestruturas e Habitação, Miguel Pinto Luz, disse esta sexta-feira, em Vila Verde, que o estudo prévio para a concretização de uma variante à Estrada Nacional (EN 101) será lançado ainda este ano, respondendo a um desejo com mais de 20 anos da população vilaverdense.
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“É com regozijo que venho anunciar-vos que este impasse, do nosso ponto de vista, vai-se desfazer. Vamos lançar, ainda em 2024, o concurso para o estudo desta variante, que é um passo prévio absolutamente indispensável”, afirmou o governante, durante uma sessão realizada no salão nobre da Câmara de Vila Verde.
Miguel Pinto Luz assegurou que, após a realização do estudo prévio, serão encontradas as “soluções” para financiar a obra. “Mal tenhamos esse estudo, iremos em conjunto, e com certeza com toda a arte e engenho, encontrar as soluções para o financiamento e a sua concretização”, garantiu.
Minutos antes, a presidente da Câmara de Vila Verde, Júlia Fernandes (PSD), lembrara a “luta” que a autarquia tem travado para ter uma via alternativa à EN 101, que permita “pôr cobro às filas intermináveis de milhares e milhares de veículos” que diariamente enfrentam “enormes congestionamentos” para entrar e sair do concelho.
Para a autarca, esta é uma “obra estruturante”, quer para Vila Verde, quer para os concelhos limítrofes situados a norte, “sem a qual o crescimento económico e o reforço da atratividade e da competitividade estarão irremediavelmente comprometidos”.
A variante a Vila Verde é, segundo Júlia Fernandes, uma “pretensão com mais de duas décadas”, que tem tido “sucessivos avanços e recuos” e que a autarquia acredita que poderá agora ser “realmente concretizada”. A obra está inscrita no Plano Nacional de Investimentos 2030, mas sem cabimentação nem projeto de execução.
Júlia Fernandes lembrou igualmente a “situação caótica” que se vive no final da Variante do Cávado, que faz a ligação de Braga à Vila de Prado, concelho de Vila Verde, pedindo que seja encontrada uma solução que permita resolver os engarrafamentos junto à Rotunda do Canoísta.
Esse foi também um compromisso assumido pelo ministro Miguel Pinto Luz, que disse que a Infraestruturas de Portugal vai lançar, até ao final deste ano, um “estudo rodoviário profundo para encontrar a melhor solução para desafogar aquele troço” da Estrada Nacional 201.
Em declarações aos jornalistas, Júlia Fernandes considerou que a concretização das duas “importantes” infraestruturas rodoviárias permitiria “solucionar 90% dos problemas” de mobilidade no concelho.