O secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Fernando Araújo, garantiu esta sexta-feira, no Porto, que o Serviço Nacional de Saúde dispõe de uma resposta de radiologia "adequada e segura" para os utentes, nomeadamente nos hospitais do Norte.
Corpo do artigo
"Os utentes podem ter confiança que durante o dia ou durante a noite há uma resposta de radiologia que é adequada e segura para os seus problemas de saúde", afirmou Fernando Araújo.
Questionado pelos jornalistas sobre falta de especialistas em radiologia à noite e fins de semana nos hospitais da região Norte, que tem vindo a ser denunciada desde dezembro de 2015, o secretário de Estado disse ser "necessário sossegar e tranquilizar as pessoas" porque existe "uma resposta de radiologia durante o período noturno nas principais instituições hospitalares do Norte e do país".
"Temos uma resposta semelhante à que acontece na maior parte das cidades europeias e americanas", sublinhou, admitindo a possibilidade de "contratar recursos humanos que estejam disponíveis", desde que exista "capacidade do ponto de vista orçamental".
De acordo com o secretário de Estado, o recurso à telerradiologia também acontece em hospitais do Centro e Sul do país, "assim como existe noutras cidades da Europa e do mundo".