O ministro das Finanças, Miranda Sarmento, prometeu esta quinta-feira que, "se as contas públicas estiverem bem" quando "chegarmos ao verão" e "se houver margem orçamental", deverá ser atribuído novamente um suplemento extraordinário para os pensionistas.
Corpo do artigo
Instado na conferência de imprensa de apresentação da proposta do Orçamento do Estado para 2025 sobre a atualização das pensões e do indexante de apoio social, o ministro garantiu que será aplicada lei. E avançou, no caso das pensões, o compromisso de um aumento superior das pensões.
"Quando chegarmos ao verão e se as contas públicas estiverem bem, tentaremos fazer um novo suplemento extraordinário aos pensionistas", respondeu, fazendo depender a repetição da medida de agosto da existência de "margem orçamental". Este ano, o valor do suplemento situa-se entre os 100 e os 200 euros.
Mais à frente, voltou a falar do assunto: "Se no decorrer do próximo ano, quando estivermos mais ou menos a meio da execução orçamental, ela estiver a correr melhor do que aquilo que projetámos para 2025 e houver um valor que nos permita manter o objetivo de equilíbrio orçamental do superavit fixado para 2025 e com isso fazer um suplemento de pensões, faremos tal como fizemos este ano. É algo que só poderemos antecipar lá para julho ou agosto do próximo ano".