O Ministério da Administração Interna anunciou, esta quinta-feira, o envio por parte da Grécia de dois aviões Canadair para apoiarem Portugal no combate aos incêndios.
Corpo do artigo
Dois aviões Canadair da Grécia vão ser enviados para Portugal no âmbito do Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia e "integram o dispositivo português sexta-feira, dia 22 de agosto", informa o ministério tutelado por Maria Lúcia Amaral.
As duas aeronaves irão permanecer "em território nacional até ao dia 25 de agosto" e "serão operacionalizadas a partir da Base Aérea de Monte Real".
O Governo ativou o Mecanismo de Proteção Civil da União Europeia no dia 15 de agosto. "As duas aeronaves vindas da Grécia acrescem, assim, aos dois aviões Fire Boss suecos, ao helicóptero Super Puma francês e aos dois Canadair que as autoridades portuguesas alugaram", salienta o comunicado do Ministério da Administração Interna.
Portugal continental tem sido afetado por múltiplos incêndios rurais de grande dimensão desde julho, sobretudo nas regiões Norte e Centro.
Os fogos provocaram três mortos, incluindo um bombeiro, e vários feridos, alguns com gravidade, e destruíram total ou parcialmente casas de primeira e segunda habitação, bem como explorações agrícolas e pecuárias e área florestal.
Segundo dados oficiais provisórios, até 20 de agosto arderam mais de 222 mil hectares no país, ultrapassando a área ardida em todo o ano de 2024.