Maioria situa-se no interior até à Covilhã. Apesar de haver muitos independentes, grande parte das listas únicas concorre pelo PSD.
Corpo do artigo
Há 160 candidatos a juntas de freguesia que não precisam de esperar até dia 26 para saber que ganharam as eleições autárquicas, já que foram os únicos a apresentar lista. Até aqui se notam os danos da desertificação do Interior, uma vez que um dos principais fatores para tantas candidaturas únicas é não haver cidadãos suficientes para organizar mais do que uma lista nas pequenas localidades.
14106105
Outra razão que leva os partidos a não arriscarem em determinadas freguesias é a popularidade do autarca que lá está que, recandidatando-se, mata qualquer desejo de fazer-lhe frente. Sobra aos adversários escolherem um de dois caminhos: ou não concorrem ou dão o seu apoio ao recandidato. "Os partidos veem que são terrenos onde não podem entrar (quando a popularidade do autarca é incontestável) e nem ousam fazer-lhe frente", justifica José Palmeira, docente de Ciência Política e Relações Internacionais na Universidade do Minho. Muitas vezes, acrescenta, o presidente da Junta é "o principal empregador da freguesia e as pessoas votam nele só por receio de represálias".
até castelo branco
Sendo um fenómeno que atinge o país até Castelo Branco, Viana do Castelo é o distrito campeão em candidaturas únicas, com 51 das suas 208 freguesias com um único candidato. O JN faz as contas com base nas informações prestadas pelas câmaras e pelas federações distritais de alguns partidos.
É o caso de Ventura Rodrigues Cunha, 68 anos, único candidato há 20 anos em Arga de Baixo, Caminha. Quando estava a atingir o limite de mandatos, a mudança para as uniões de freguesias (que juntou Arga de Cima, Arga de Baixo e São João de Arga) deu-lhe a vantagem de concorrer a mais três mandatos, sendo este o último. Isto, "se agora voltar a ganhar", brinca o agricultor, que decidiu "deixar o comércio em Lisboa após o casamento e dedicar-se à agricultura familiar" na terra natal. Sem filiação política e tendo concorrido sempre como independente, já teve o apoio do PS e do PSD intermitentemente. Desta vez, os dois partidos decidiram dar o seu apoio a Ventura Rodrigues Cunha.
rural versus urbana
"Temos de diferenciar uma junta rural de uma urbana. A primeira é muito pequena e a popularidade e o contacto com a cidadania é muito estreita", enquanto, nas cidades, "o partido é mais importante do que a pessoa", explicou António Costa Pinto, coordenador do Instituto de Ciências Sociais de Lisboa.
Com a unificação de freguesias, explica ainda, aumentou o "apetite" dos partidos, "porque os recursos são mais competitivos e a máquina partidária encontra ali clientela mais fértil". Logo, as juntas do Litoral são mais apetecíveis do que as do Interior. De todas as capitais de distrito, apenas Viana do Castelo tem uma freguesia com um candidato, independente.
Mesmo assim, a maioria dos candidatos solitários tem o apoio do PSD (81), 15 são independentes e nove são apoiados pelo PS, tantos como o CDS.
Nas 42 freguesias do distrito de Braga, 34 têm candidatos do PSD, cinco independentes e três são do PS.
Saber mais
3092
Freguesias existentes em Portugal, situadas em 308 municípios, distribuídos, por sua vez, por 18 distritos e duas regiões autónomas.
1
A única capital de distrito com uma junta de freguesia com apenas um candidato é Viana do Castelo.
O município de Ponte de Lima, o único cuja Câmara veste as cores do CDS tem, também, nove autarcas prestes a ganhar as eleições nas juntas de freguesia.
Chega
O partido político de André Ventura vai, ao que tudo indica, vencer a Junta de Freguesia de Avelãs da Ribeira, no município da Guarda, uma vez que é o único candidato àquela autarquia.
Interior
No interior, Viseu é o distrito com mais candidatos únicos: 23, seguindo-se Vila Real com 14, Guarda, com 13 e Bragança com apenas sete.
Évora e Beja
Segundo fontes partidárias dos distritos de Évora e de Beja, não há qualquer autarca único naquelas regiões porque PS e CDU lutam em todas as freguesias.
Freguesias existentes em Portugal, situadas em 308 municípios, distribuídos, por sua vez, por 18 distritos e duas regiões autónomas.
*com A.P.F., C.R.A., S.F., M.F., C.D., E.P.; N.D., A.L.D., T.C., F.P. e G.L.