Já há 13 presidentes de Câmara eleitos: oito do PSD e cinco do PS. Os sociais-democratas conquistam a liderança nos municípios de Sernancelhe (distrito de Viseu), Boticas (Vila Real), Vila de Reis e Oleiros (Castelo Branco), Sardoal (Santarém), Pampilhosa da Serra e Góis (Coimbra) e Terras de Bouro (Braga). Já os socialistas elegem presidentes em Alcoutim e em Monchique (Faro), Castanheira de Pêra (Leiria), Gavião (Portalegre) e Paredes de Coura (Viana do Castelo).
Corpo do artigo
No distrito de Viana do Castelo, o atual vice-presidente da Câmara de Paredes de Coura foi eleito, este domingo, para a presidência. Tiago Manuel Pereira da Cunha consegue uma maioria absoluta com 61,39% dos votos, conquistando quatro dos cinco lugares da vereação. O PSD, a segunda força mais votada com 25,74%, terá um eleito no Executivo.
Em Alcoutim, o socialista Paulo Jorge Paulino é reeleito com três dos cinco mandatos da Câmara e fecha a votação com 56,45% dos votos. No distrito de Faro, em Monchique, Paulo Jorge Duarte Alves também vai continuar com presidente. Os socialistas seguram, igualmente, a Câmara de Castanheira de Pera com a reeleição de António Henriques com 67,22% dos votos e arrebatando quatro dos cinco mandatos no Executivo.
No distrito de Portalegre, o atual vice-presidente António Manuel Gomes Severino sucede ao socialista José Pio, com uma vitória expressiva de 64,71% dos votos, o que dá ao Partido Socialista quatro dos cinco mandatos no Executivo.
Já os sociais-democratas seguram a liderança em Terras de Bouro, no distrito de Braga, com Manuel Tibo. Em Boticas, António Guilherme Forte Leres Pires, que sucedeu a Fernando Queiroga após a saída para a Assembleia da República, foi eleito para o primeiro mandato. Em Sardoal, os sociais-democrata mantém a Câmara pintada de laranja com a eleição de Pedro Manuel dos Santos Rosa, que se estreará na liderança da autarquia.
Em Coimbra, Jorge Alves Custódio volta a merecer a confiança dos eleitores da Pampilhosa da Serra e entra no terceiro mandato. Também Rui Sampaio, do PSD, é reeleito para a presidência do Município de Góis. Outros sociais-democratas já eleitos são Miguel Marques, em Oleiros, e Paulo César Laranjeira Luís, em Vila de Rei.