
Sede de Carlos Moedas, em Lisboa
Foto: António Pedro Santos/Lusa
O país foi a votos, este domingo, nas eleições autárquicas, que irão ditar a composição das câmaras municipais, assembleias municipais, juntas de freguesia e assembleias de freguesias. Acompanhe aqui todas as incidências do dia e da noite eleitoral.
Acompanhamento ao minuto da noite eleitoral AQUI
22.51 horas
CDU ganha Sines ao PS
O PS perdeu a Câmara de Sines (distrito de Setúbal) para a CDU (40,7%). Os socialistas ficaram pelo terceiro lugar (16,6%), atrás de uma lista de independentes que chegou aos 23,3%. Apesar da vitória, a CDU não conseguiu maioria de vereadores no executivo, somente três, para dois dos independentes do MAIS, um do PS e outro da coligação PSD/CDS-PP.
Texto: Pedro Emanuel Santos
22.47 horas
Luísa Salgueiro aplaudida
Luísa Salgueiro chegou agora à sede de campanha e é recebida em euforia com muitos aplausos e gritos de "PS, PS, PS". É notória a satisfação da candidata que, tudo indica, se prepara para cumprir mais um mandato.
22.47 horas
Comunistas perdem Grândola e Alcácer do Sal para o PS
As Câmaras Municipais de Grândola e Alcácer do Sal, bastiões comunistas do distrito de Setúbal, passou este domingo para o Partido Socialista, com a vitória de Luís Manuel Rodrigues Vital Alexandre.
Texto: Sara Gerivaz
22.44 horas
Festa de Luís Filipe Menezes em Gaia




Fotos: Carlos Carneiro
22.42 horas
PSD-CDS conquista Melgaço ao PS
Viragem à Direita em Melgaço: a autarquia, até agora socialista - e com maioria absoluta - foi conquistada, esta noite, pela coligação entre o PSD e o CDS. José Albano Esteves Domingues é o novo presidente da autarquia do distrito de Viana do Castelo.
Texto: Sara Gerivaz
22.38 horas
PS vence em Gondomar
Luís Filipe Araújo anunciou a vitória em Gondomar às 22.12 horas. "O PS vai vencer as eleições", disse o presidente em exercício, que substituiu Marco Martins no início do ano. "Só estamos à espera dos resultados finais para apurar a dimensão da vitória, que será clara", acrescentou. O anúncio provocou aplausos na sede da candidatura "Gondomar quer mais", na rua da Igreja, em São Cosme, que se agitou com gritos de "PS, PS."
Texto: Augusto Correia

Foto: Leonel de Castro
22.37 horas
PS perde Baião para o PSD-CDS
Baião, de onde é natural o secretário-geral do PS, José Luís Carneiro, que também já foi autarca no concelho, trocou de cores políticas, este domingo, com a mudança do PS para a coligação PSD-CDS. O atual presidente da autarquia, Paulo Pereira, que ia para o terceiro mandato, perdeu para Ana Raquel Coelho Azevedo.
Texto: Sara Gerivaz
22.35 horas
Chega vence no Entroncamento
O Chega ganhou a Câmara Municipal do Entroncamento (distrito de Santarém), com 37,3%. Nelson Cunha é o novo presidente. O município estava nas mãos do PS, que não foi além do terceiro lugar (22,1%), atrás de PSD/CDS-PP (30,5%). André Ventura, líder do Chega, disse hoje à noite acreditar que o partido pode também vencer no concelho da Moita. A SIC avançou que os primeiros resultados dão a vitória em Albufeira.
Texto: Pedro Emanuel Santos
22.34 horas
Vitória socialista em Valongo
Na sede concelhia do PS de Valongo ouvem-se aplausos. Foi renhido, mas Paulo Esteves Ferreira venceu as eleições autárquicas e será o novo presidente da Câmara Municipal de Valongo, sucedendo a José Manuel Ribeiro, que liderava o município desde 2013. A vitória confirma a continuidade socialista no executivo camarário, agora com uma nova liderança, num contexto marcado por renovação interna e forte disputa eleitoral.
Texto: Sara Oliveira

22.32 horas
CDU derrota PS em Mora
A coligação PCP/PEV (CDU) ganhou a câmara municipal de Mora ao PS, tendo obtido 45,66% dos votos e três vereadores.
Texto: Ana Luísa Delgado
22.30 horas
PS tem 42 câmaras com 2117 freguesias apuradas
O PS é o partido com mais presidentes de câmara eleitos, 42, nas autárquicas de hoje, quando estão apurados os resultados em 80 dos 308 concelhos, de acordo com os dados do Ministério da Administração Interna.
Depois do PS, o segundo mais votado é o PSD, com 37 concelhos, incluindo oito em coligação com o CDS, segundo os dados do MAI às 22:00. Os grupos de cidadãos ganharam em seis câmaras.
22.28 horas
Cristina Vieira repete vitória no Marco de Canaveses
Cristina Vieira segura a Câmara de Marco de Canaveses para o PS. A atual presidente é reeleita com maioria absoluta, mas perde um mandato para o PSD/CDS-PP.
Texto: Carla Sofia Luz
22.24 horas
"Gaia regressa ao futuro com Luís Filipe Menezes"
Declaração de Paulo Rangel, ministro de Estado e dos Negócios Estrangeiros que é também o candidato à Assembleia Municipal na lista de Luís Filipe Menezes, à chegada à sede de candidatura social-democrata em Gaia, pelas 22.20 horas.
22.22 horas
PSD soma e segue em Guimarães
Silêncio na sede do PS, no largo do Toural, em Guimarães. Com uma diferença favorável de 3301 votos, às 22 horas, na sede do PSD o clima é de pré-festa, acreditando-se que Ricardo Araújo será o próximo presidente da Câmara de Guimarães. A coligação Juntos por Guimarães (PSD/CDS) venceu na vila de Brito e começa a solidificar-se a possibilidade de Ricardo Araújo ser o próximo presidente da Câmara de Guimarães.
Texto: Rui Dias
22.21 horas
Resultados da vitória em Perafita recebidos com palmas e alegria
A sede do PS de Matosinhos começa a ser pequena para tantos apoiantes. Quem chega das assembleias de voto não esconde a alegria e trocam-se cumprimentos efusivos. Ainda não se canta vitoria, mas há sorrisos por todo lado. Os resultados da primeiro freguesia apurada, Perafita, que dão uma grande vantagem ao PS, são recebidos com grande euforia.
Texto: Tiago Rodrigues Alves


Fotos: Pedro Granadeiro
22.16 horas
Recebido em festa, Menezes promete auditoria
Luís Filipe Menezes acabou de chegar à sede de campanha, em Francelos, Gaia, e foi muito saudado. "Presidente, presidente! Vitória, vitória!", gritou-se na Tappas Café, em Francelos, onde Menezes está a confraternizar com os apoiantes. Já tem um palco montado para discursar. O Tappas Café é um espaço ao ar livre, junto à praia, que foi transformado em sede de campanha, nesta noite eleitoral - uma noite amena que está a ajudar à festa "laranja".
Menezes chegou acompanhado pela família. Nas primeiras palavras aos jornalistas, disse que irá mandar fazer uma "auditoria" à gestão da Câmara de Gaia nos "últimos 12 anos", que foi liderada pelo PS. Paulo Rangel, candidato da coligação PSD/CDS/IL à Assembleia Municipal, juntou-se a Menezes, em Francelos. O ministro dos Negócios Estrangeiros é apoiante de Menezes desde o lançamento da candidatura.
Texto: Miguel Amorim
22.14 horas
Primeiros resultados do distrito de Lisboa
O PS perdeu a Câmara Municipal da Lourinhã para o PSD/CDS-PP. A coligação de direita, liderada por Orlando Carvalho, obteve 42,6% e três vereadores, contra 36,6% dos socialistas, que também conseguiram três eleitos. O Chega obteve um. Arruda dos Vinhos mantém-se nas mãos do PS, com Carlos Alves eleito com 46,4% e maioria no executivo - quatro vereadores para três da coligação PSD/IL/CDS-PP.
Texto: Pedro Emanuel Santos
22.12 horas
CDS mantém autarquia de Velas nos Açores
O CDS manteve a Câmara Municipal de Velas, na ilha de São Jorge, nos Açores. Apesar da percentagem mais baixa em relação a 2021 (58,3% contra 65,6%), os centristas mantiveram a maioria no executivo, com três vereadores para apenas um do PS. Catarina Cabeceiras é a presidente.
Texto: Pedro Emanuel Santos
22.08 horas
PS à frente na contagem de votos nacional em câmaras, assembleias e juntas

22.06 horas
Augusto Marinho reeleito presidente da Câmara de Ponte da Barca
O atual autarca de Ponte da Barca, Augusto Marinho, do PSD, foi reeleito este domingo com 56,08% dos votos. Marinho, que preside à autarquia desde 2017, reforçou ainda a votação em relação às autárquicas de 2021, ano em que foi eleito com 46,60%. Elegeu 5 mandatos, enquanto o PS elegeu 2 com 29,09% dos votos. Nas últimas eleições os socialistas tinham alcançado 44,75 % da votação.
Texto: Ana Peixoto Fernandes
22 horas
Chega elege primeiro autarca em São Vicente na Madeira
José Carlos Gonçalves é o primeiro presidente de Câmara eleito pelo Chega, em São Vicente (Madeira). Venceu com 49,2% e garantiu maioria no executivo com três vereadores, contra dois PSD-CDS-PP (38,9%), que estava à frente do município.
Texto: Pedro Emanuel Santos
21.57 horas
PS vence Borba e mantém Portel
Em Borba, o PS venceu a Câmara Municipal ao Movimento Unidos por Borba (MUB), com 42,30% dos votos. O MUB ficou em terceiro lugar, tendo sido ultrapassado também pelo PSD. Os socialistas mantêm a Câmara Municipal de Portel, tendo eleito Maria Luísa Farinha como presidente, que substitui José Manuel Grilo, que atingiu o limite de mandatos.
Texto: Ana Luísa Delgado
21.56 horas
José Manuel Carpinteira conquista segundo mandato em Valença
O atual autarca de Valença, José Manuel Carpinteira, do PS, foi reeleito, com um reforço de votação de mais de 18% em relação a 2021. Este domingo, venceu a autarquia com 58,95% dos votos, quando nas últimas eleições tinha conquistado 40.01%. Elegeu cinco mandatos, enquanto a candidatura opositora do PSD, encabeçada por Elisabete Domingues, conquistou dois mandatos e 27,13 % dos votos. O Chega ficou com 10,07 % e o PCP/PEV com 1.01%.
Texto: Ana Peixoto Fernandes
21.55 horas
São Torcato, em Guimarães, é laranja
A Junta de Freguesia da vila de São Torcato, no concelho de Guimarães, vai continuar a ser governada pela coligação Juntos por Guimarães (PSD/CDS). Antero Freitas é o novo presidente da Junta, a coligação Juntos por Guimarães venceu com 56,58%, em segundo lugar surge o PS com 36,56%, o Chega teve 3,78% e a CDU 1,43%. Resultados não oficiais indicam que o PS venceu na vila das Taipas, em Guimarães, e apontam para a vitória da coligação Juntos por Guimarães (PSD/CDS) na vila de Lordelo, para a Assembleia Municipal e para a Junta de Freguesia.
Texto: Rui Dias
21.52 horas
AD vence em São João da Madeira
Em São João da Madeira, a Autarquia, que era do socialista Jorge Sequeira, passa para as mãos de João Oliveira, da coligação PSD/CDS.
Texto: Sara Oliveira
21.50 horas
Miguel de Oliveira vence em Ermesinde
Miguel de Oliveira foi eleito presidente da Junta de Freguesia de Ermesinde (JFE) nas eleições autárquicas deste domingo, confirmando nas urnas a liderança que já exercia desde agosto, após a renúncia de João Morgado. Aos 39 anos, o novo autarca, que anteriormente desempenhava funções de tesoureiro no executivo, encabeçou a lista mais votada, consolidando o apoio da comunidade ermesindense e assegurando a continuidade do projeto iniciado pelo anterior presidente.
Em declarações ao JN, logo após a confirmação da vitória, Miguel de Oliveira expressou "felicidade pela cidade e pelas pessoas maravilhosas e fantásticas que confiaram neste projeto". "Ermesinde é a minha terra. É a certeza de que vamos continuar a desenvolver a cidade com amor, dedicação e muito trabalho. Este resultado é tranquilizador, porque mostra que a comunidade reconhece o nosso esforço e a nossa entrega", afirmou.

Texto: Sara Oliveira
21.48 horas
PSD-CDS conquista Melgaço ao PS
Viragem à Direita em Melgaço: a autarquia, até agora socialista - e com maioria absoluta -, foi conquistada, esta noite, pela coligação entre o PSD e o CDS. José Albano Esteves Domingues é o novo presidente da autarquia do distrito de Viana do Castelo.
Texto: Ana Peixoto Fernandes
21.43 horas
PS tira Mação ao PSD
O Partido Socialista ganhou a Câmara Municipal de Mação, no distrito de Santarém, que nas últimas eleições autárquicas, em 2021, tinha sido conquistada, com maioria absoluta, pelo Partido Social Democrata. José Fernando Mendes Martins é o novo presidente de câmara.
21.32 horas
João Grilo mantém a maioria em Alandroal
No concelho de Alandroal, no distrito de Évora, o Partido Socialista mantém a Câmara Municipal, com 53,86% dos votos, com a manutenção dos quatro vereadores, que tinha obtido nas últimas eleições autárquicas.
Texto: Ana Luísa Delgado
21.31 horas
Sede concelhia do PS de Valongo
Enquanto decorre a contagem de votos, na sede socialista em Ermesinde, o ambiente é de atenção concentrada e expectativa cautelosa. No ar paira um otimismo comedido, alimentado por sinais informais que ainda não se traduzem em certezas. A candidatura de Paulo Esteves Ferreira, sucessor de José Manuel Ribeiro - presidente cessante, impedido por lei de se recandidatar após três mandatos - está no centro das atenções, num cenário marcado pela renovação interna e pela incerteza quanto ao desempenho das restantes forças em disputa.
Texto: Sara Oliveira
21.26 horas
Área Metropolitana do Porto já tem um presidente eleito
A socialista Margarida Belém é a primeira presidente da região da Área Metropolitana do Porto a ser eleita. No caso, o PS segura a liderança da Câmara de Arouca com maioria absoluta, mas uma votação ligeiramente inferior à das autárquicas de 2021. A equipa de Margarida Belém conquista quatro mandatos e 46,22% dos votos (em 2021, foram 50,32%). A coligação PSD/CDS-PP fica com três mandatos, obtendo 43,20% dos votos.
Texto: Carla Sofia Luz
21.22 horas
Comunistas seguram Avis e perdem Monforte para o PS
A CDU (PCP-PEV) conquistou a primeira autarquia das eleições deste domingo, mantendo a liderança da Câmara Municipal de Avis, no distrito de Portalegre, com Manuel Maria Libério Coelho a suceder a Nuno Paulo Augusto da Silva. Já em Monforte, concelho do mesmo distrito, os comunistas perderam a autarquia para o Partido Socialista, que elegeu Miguel Alexandre Ferreira Rasquinho.
Texto: Sara Gerivaz
21.18 horas
Já há 13 presidentes de Câmara eleitos: oito do PSD e cinco do PS
Os sociais-democratas conquistam a liderança nos municípios de Sernancelhe (distrito de Viseu), Boticas (Vila Real), Vila de Reis e Oleiros (Castelo Branco), Sardoal (Santarém), Pampilhosa da Serra e Góis (Coimbra) e Terras de Bouro (Braga). Já os socialistas elegem presidentes em Alcoutim e em Monchique (Faro), Castanheira de Pêra (Leiria), Gavião (Portalegre) e Paredes de Coura (Viana do Castelo). Leia aqui
21.11 horas
Chega reivindica vitória em São Vicente, na Madeira
André Ventura reivindica a conquista da autarquia de São Vicente, na Madeira, numa altura em que oficialmente ainda não foi concluída a contagem.
21.07 horas
Candidatura de Moedas diz que projeções são "indicação positiva"
O diretor de campanha da coligação PSD/CDS-PP/IL candidata à Câmara de Lisboa, encabeçada por Carlos Moedas, considerou que as projeções televisivas divulgadas às 20 horas, que apontam para um empate com Alexandra Leitão (PS/Livre/BE/PAN), são "uma indicação positiva".
Leia mais aqui
21.02 horas
Confiança na vitória de Luísa Salgueiro em Matosinhos
Na sede de campanha do PS de Matosinhos já se ouviram palmas. Corre a informação da conquistas das juntas de freguesia de Leca da Palmeira, Leça do Balio e Custóias. Sobre os resultados para a Câmara Municipal há mais reservas, mas, entre os socialistas presentes, a confiança na reeleição de Luísa Salgueiro é grande.
Texto: Tiago Rodrigues Alves
20.57 horas
Tiago Cunha eleito presidente da Câmara de Paredes de Coura
O PS venceu esta noite as eleições em Paredes de Coura, com 58,34% dos votos. Tiago Cunha sucede ao socialista Vitor Pereira, que sai por limite de mandatos. Os socialistas elegeram 11 mandatos, tantos quantos os que detinham até agora. O PSD elegeu cinco, mais um que nas últimas eleições, com 30,33% dos votos. E a CDU elegeu um, com 6,93%. Perdeu um vereador em relação ao último ato eleitoral.
Texto: Ana Peixoto Fernandes
20.57 horas
Alexandra Leitão será vereadora em caso de derrota
A cabeça de lista da coligação "Viver Lisboa", Alexandra Leitão, disse hoje que será vereadora, em caso de derrota, e que assumirá toda a responsabilidade pelo resultado nas eleições autárquicas de hoje. A líder da coligação que junta PS, Livre, BE e PAN respondeu assim à questão sobre se assumirá a responsabilidade pelo resultado que tiver: "naturalmente".
"Tomei as decisões que tomei", afirmou, em declarações aos jornalistas à chegada, pelas 19:30, ao Fórum Lisboa, na freguesia do Areeiro, aplaudida por alguns, ainda poucos, apoiantes. "Estamos a aguarda serenamente", realçou, assumindo tranquilidade e confiança e referindo que não traz nenhum discurso escrito.
20.53 horas
CDU diz ter ampliado resultado face a legislativas de maio
A dirigente do PCP Carina Castro afirmou hoje que a CDU conseguiu ampliar o seu resultado quando comparado com as eleições legislativas de maio, mas ressalvou que falta agora apurar se isso se traduz na conquista de câmaras.
Em declarações aos jornalistas num hotel em Lisboa onde está a decorrer a noite eleitoral da CDU, Carina Castro disse que é preciso esperar pelos resultados finais, mas referiu que a coligação, para conseguir obter maiorias e presidências de câmara, teria de ter "uma ampliação muito significativa" do seu resultado relativamente às eleições legislativas de maio.
"Nós sentimos que essa ampliação se verificou. Importa agora, em todos os casos, constatar se é suficiente para se traduzir em maiorias e presidências de câmara, e também na conquista de maiorias e presidências em novos municípios", disse a membro da Comissão Política do Comité Central do PCP.
Questionado sobre o caso concreto de Setúbal, que a CDU geria desde 2001 mas onde, segundo as primeiras projeções, ficará em quarto lugar nestas autárquicas, Carina Castro disse que estas eleições foram travadas num contexto em que "muitos elementos contaram e influenciaram o resultado" que se vai verificar agora.
"É evidente que, se o resultado for esse que se aponta, mantemos preocupação relativamente ao futuro dos destinos desse concelho, mas evidentemente temos de aguardar os resultados", referiu.
20.48 horas
Confiança prudente na candidatura de Moedas
António Valle, responsável pela campanha de Carlos Moedas, em Lisboa, foi o primeiro elemento da candidatura a reagir às projeções, e, apesar de denotar confiança no resultado final, a mensagem foi de prudência absoluta.
"Só falaremos de resultados quando os houver oficiais. As sondagens são apenas uma indicação, que é positiva, mas há que aguardar com tranquilidade e respeito os resultados que nos derem os lisboetas.
Ressalvou que as sondagens "são apenas uma indicação positiva" e garantiu aguardar com "tranquilidade e respeito pelo voto dos lisboetas". António Valle disse ainda que esta foi uma campanha "em que muitos lisboetas reconheceram o trabalho do presidente Carlos Moedas".
Texto: Paulo Lourenço
20.47 horas
Carlos Santos (PSD) reeleito em Sernancelhe
O atual presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, Carlos Santos, do PSD, garantiu, esta noite, a reeleição do município do distrito de Viseu. É o terceiro autarca a ser eleito nas eleições deste domingo.
20.46 horas
PSD conquista várias em Santa Maria da Feira
Com os primeiros resultados conhecidos, o PSD conquista algumas das 28 freguesias que atualmente fazem parte do concelho de Santa Maria da Feira, nomeadamente as freguesias de Louredo, Gião, Mozelos, Fiães e Lourosa e Caldas de S. Jorge. A agora eleita para a freguesia de Mozelos, Catarina Silva, que alcançou vitória com maioria, afirmou que o PSD "teve o resultado mais do que merecido, esta equipa está preparada para trabalhar". Ainda por confirmar, mas com resultados de mesas favoráveis ao PSD em Arrifana, o PS tem confirmada a eleição de David Neves na freguesia de Lobão.
Texto: Salomão Rodrigues
20.43 horas
Governo também será avaliado, diz Montenegro
O presidente do PSD e primeiro-ministro admitiu, este domingo, que o trabalho do Governo também estará em avaliação na noite eleitoral autárquica, dizendo aguardar "com serenidade" os resultados e assegurando que nunca se demitirá em função destes. Luís Montenegro chegou pouco antes das 20 horas à sede do PSD Porto, onde o partido acompanha a noite eleitoral autárquica. Leia mais aqui
20.42 horas
António Guilherme Pires (PSD) reeleito em Boticas
O social-democrata António Guilherme Pires mantém-se como presidente na Câmara de Boticas. O autarca herdou o poder, após a saída de Fernando Queiroga para a Assembleia da República. O PSD continua a liderar os destinos deste Município.
Texto: Carla Sofia Luz
20.40 horas
Cenário em aberto para o PS no Porto
"O cenário de vitória está completamente em aberto", considerou o líder do PS/Porto face às sondagens que indicam um empate técnico entre Manuel Pizarro e Pedro Duarte. Para Tiago Barbosa Ribeiro, a situação exige, assim, "prudência". O dirigente sublinhou, contudo, que durante a campanha, a candidatura sentiu "um enorme apoio apoio popular e uma enorme adesão" às suas ideias.
Texto: Hermana Cruz
20.38 horas
PS "animado com perspetivas" eleitorais diz que partido "está de volta"
O PS mostrou-se "animado com as perspetivas eleitorais" nas autárquicas de hoje e considerou que o partido "está de volta como um grande partido nacional" com "indicadores muito positivos em todo o país".
A primeira reação do PS às projeções das eleições autárquicas foi feita no Largo do Rato, em Lisboa, por Filipe Santos Costa, do Secretariado Nacional do PS, que falava do palco, em azul, onde se lê "Gente de confiança".
"O PS está animado nas perspetivas eleitorais", disse, considerando que o partido "está de volta como um grande partido nacional".
20.34 horas
Apoiantes de Pedro Duarte eufóricos com primeiras projeções

Foto: Pedro Correia
A expectativa era grande na sede de campanha do candidato da coligação "O Porto somos nós" (PSD/CDS/IL) e passavam cinco minutos das 20 horas quando os apoiantes de Pedro Duarte, concentrados em peso diante do televisor, explodiram num grito em uníssono. "O Porto somos nós. Vitória!", reagiram às primeiras projeções, que dão uma ligeira vantagem ao social-democrata.
Texto: Ana Correia Costa
Leia mais aqui
20.29 horas
Manuel Tibo (PSD) reeleito em Terras de Bouro
O candidato do PSD, Manuel Tibo, foi este domingo reeleito presidente da Câmara de Terras de Bouro, avançando para o terceiro mandato à frente dos destinos do município. É o primeiro autarca eleito no distrito de Braga. Cerca das 20.15 horas, ainda com quatro freguesias por apurar, a candidatura social-democrata já garantiu a reeleição de Manuel Tibo e tem também o segundo mandato atribuído até ao momento. Em 2021, Tibo venceu as eleições com 76,08% dos votos, conseguindo os cinco mandatos do executivo municipal.
Texto: Ricardo Reis Costa
20.24 horas
PS venceu em Coimbra e Faro, aponta projeção da RTP
Ana Abrunhosa - entre 35% e 39% - Coimbra
António Pinta - entre 39% e 44% - Faro
20.20 horas
Festa na sede de campanha de Pedro Duarte





Fotos: Pedro Correia
20.18 horas
Empate a três em Braga
António Braga, João Rodrigues e Ricardo Silva com empate técnico, há vantagem para o socialista, revela a projeção da RTP.
20.16 horas
Empate técnico com vantagem para Menezes em Gaia, segundo projeção Católica/RTP
Luís Filipe Menezes - PSD/CDS/IL: 39%/43%
João Paulo Correia - PS: 37%/41%
20.08 horas
Projeção SIC/TVI para Sintra
Marco Almeida - PSD/IL/PAN: 32,1%-37,3%
Ana Mendes Godinho - PS/Livre: 30,4%- 35,4%
Rita Matias - Chega: 19,4%-23,6%
Pedro Ventura - CDU: 3,6% -6,6%
Tânia Russi - BE: 1%-3%
Maurício Rodrigues - CDS/PPM/ADN: 1,1% - 3,1%
20.05 horas
Setúbal e Sintra
Sintra: Marco Almeida (PSD)
Setúbal: Dores Meira (independente)
20.03 horas
Menezes em Gaia
Projeção da SIC dá a vitória a Luís Filipe Menezes, que regressa à Câmara de Gaia, mas dentro do intervalo de empate técnico.
20 horas
Pedro Duarte no Porto, Moedas em Lisboa, mas tudo muito próximo
-Projeção SIC/TVI para Lisboa
Carlos Moedas 36,8% / 42%
Alexandra Leitão 33,7% / 38,9%
-Projeções para o Porto
Pedro Duarte - 36% a 40% (RTP) e 34% a 38% (SIC/TVI)
19.57 horas
"Serenidade" e "confiança" na sede do PS
A primeira reação na sede de campanha de Manuel Pizarro foi do líder concelhio do PS, Tiago Barbosa Ribeiro, para se felicitar pelas previsões sobre a abstenção e para admitir que a noite "vai ser longa" no Porto. "Estaremos a aguarda com toda a serenidade e confiança", disse apenas Barbosa Ribeiro quanto ao resultado eleitoral.
Texto: Hermana Cruz
19.56 horas
Boletins de voto sem quadrado para colocar cruz dão origem a queixa
Os boletins de voto para a eleição da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo não têm o quadrado em branco, onde os eleitores colocam a cruz, na linha correspondente à lista do PSD. A denúncia é do PS. Os socialistas vão apresentar queixa à Comissão Nacional de Eleições desta "irregularidade", que, no limite, pode levar à repetição do ato eleitoral naquele concelho.
"Estamos perante uma irregularidade, que não é possível suprir e que poderá implicar a nulidade deste ato eleitoral e, eventualmente, a sua repetição", alerta o PS em comunicado, enviado este domingo à noite às redações. "O Partido Socialista irá apresentar o respetivo protesto por esta irregularidade, enviando o mesmo para a Comissão
Nacional de Eleições - CNE, Secretaria geral do Ministério da Administração Interna e para o Tribunal Judicial, tendo em vista a nulidade deste ato eleitoral".
Os socialistas responsabilizam o presidente da Câmara, Carlos Manuel Martins Condesso (eleito pelo PSD), pelo erro, uma vez que cabe à autarquia a impressão dos boletins de voto. "Por manifesta incompetência do senhor Presidente da Câmara, os Figueirenses foram enganados e poderão vir a ser chamados de novo a exercer o seu direito de voto na eleição da Câmara Municipal", lê-se, ainda, na mesma nota.
Texto: Carla Sofia Luz
19.51 horas
"Para o PS, a campanha foi sempre em crescendo", diz Alexandra Leitão
Alexandra Leitão, cabeça de lista da coligação Viver Lisboa (PS, Livre, BE e PAN ), chegou ao Fórum Lisboa, onde vai acompanhar a evolução dos resultados eleitorais, cerca das 19.35 horas e foi recebida com aplausos por alguns apoiantes. Sorridente, a socialista disse não trazer "nada escrito" e assegurou que iria acompanhar os resultados com tranquilidade.
Sobre a expectativa de vitória, referiu que, "para o Partido Socialista, a campanha foi sempre em crescendo, não só em Lisboa, mas como em todo o país".
Garantiu, por outro lado, que seja qual for o resultado, assumirá as responsabilidades, mas destacou que se sentiu "sempre muito acompanhada pelo PS Lisboa e PS Nacional", tal como as outras forças políticas que integram a coligação.
Texto: Paulo Lourenço
19.39 horas
Afluência às urnas em Guimarães abaixo de 2021
Às 16 horas, a afluência às urnas na Cidade Berço estava em pouco mais de 50%, longe dos 63,58% registados nas eleições autárquicas de 2021.
Em São Torcato, alguns cidadãos apresentaram queixa junto das mesas de voto por se sentirem coagidos por elementos afetos ao Partido Socialista (PS). Os eleitores contactaram a Comissão Nacional de Eleições (CNE), que os aconselhou a fazerem a participação junto das respetivas mesas de voto.
Em Brito, o presidente de uma mesa de voto exigiu a um votante cego a apresentação de uma declaração médica. O cidadão encontrava-se acompanhado por uma funcionária da instituição de solidariedade que frequenta e acabou por votar.
Texto: Rui Dias
19.22 horas
"Fiz uma campanha a seguir as minhas convicções", diz Pedro Duarte
O candidato da coligação "O Porto somos nós" (PSD/CDS/IL), Pedro Duarte, chegou pouco depois das 19 horas à sede de campanha na Avenida dos Aliados, e garantiu estar "confiante" e "muito tranquilo". Diz que não tem nenhum discurso preparado porque "tudo pode acontecer" e está "preparado para todos os cenários".
"Estou estranhamente muito tranquilo e sereno. Temos de confiar na democracia", afirmou o ex-ministro dos Assuntos Parlamentares de Luís Montenegro, que disputa a Câmara do Porto taco a taco com o socialista Manuel Pizarro.
Texto: Ana Correia Costa
Leia mais aqui





Fotos: Pedro Correia
19.19 horas
Secretário-geral do PSD "muito confiante"
O secretário-geral do PSD previu que a noite eleitoral autárquica vai ser longa, mas disse estar "muito confiante" quanto a todas as candidaturas que os sociais-democratas apresentaram. Hugo Soares chegou pouco antes das 19 à sede do PSD-Porto, onde o partido acompanhará a noite eleitoral autárquica, e saudou também que a abstenção pareça ter descido, ainda que ligeiramente, em relação há quatro anos.
"Creio que a descida aparentemente será ligeira, não é substantiva, ainda assim é sempre melhor termos uma descida da taxa de abstenção do que termos uma subida", afirmou. Questionado sobre que expectativas tem para esta noite, o dirigente do PSD frisou que as urnas ainda não tinham fechado em todo o país, não se querendo alongar em comentários.
19.14 horas
Carneiro antecipa longa noite eleitoral com tudo "muito empatado"
O líder do PS antecipou este domingo uma longa noite eleitoral com "tudo muito empatado em todo o lado", considerando que depois das legislativas "havia pessoas que pensavam que o PS ia desaparecer" e que isso não aconteceu.
"Mantenho o apelo para quem está em casa, para quem ainda não votou. Até às 19 horas é um dever cívico, é um direito fundamental e é muito importante que participem. O poder eleitoral democrático é onde a democracia é mais vivenciada", disse José Luís Carneiro à chegada ao Largo do Rato, o quartel-general do PS para estas eleições autárquicas, poucos minutos antes das 18 horas.
19 horas
Abstenção entre 43% e 48%,
A abstenção está situada entre os 43,3% e os 48,3%, de acordo com as projeções da Católica/RTP e da CNN às 19 horas.
18.52 horas
Eleitores receberam boletins errados numa freguesia de Vila Real
Uma troca de boletins de voto foi detetada hoje na mesa 18 da secção de voto da Freguesia de Vila Real, reportada à Comissão Nacional de Eleições (CNE) e será avaliada após a contagem dos votos. Fonte da Câmara municipal de Vila Real explicou à agência Lusa que em três mesas desta assembleia foram entregues lotes de boletins que erradamente continham boletins de outras assembleias de freguesia.
Leia mais aqui
18.40 horas
Candidato do PS em Braga queixa-se de agressão por elemento da CDU
O cabeça de lista da candidatura "Somos Braga" (PS/PAN) na União de Freguesias de Merelim (S. Paio), Panóias e Parada de Tibães, no concelho de Braga, Paulo Jorge Fernandes, acusou o candidato local da CDU António Manuel dos Santos de lhe ter dado um murro, dentro da Assembleia de Voto, na secção n.º 3.
Leia mais aqui
18.35 horas
Coligação da AD em Olhão acusa candidato do PS de apelar ao voto e faz queixa na CNE
A coligação AD - PPD/PSD.CDS/PP que concorre à Câmara Municipal de Olhão apresentou uma queixa na Comissão Nacional de Eleições (CNE) contra o candidato do PS, Ricardo Veia Calé, acusando-o de "mandar os candidatos das listas irem bater às portas e levar pessoas a votar".
Segundo a queixa, a que o JN teve acesso, "no dia 11 de outubro de 2025, circulou em diversos grupos privados de comunicação (designadamente via WhatsApp e Messenger), tendo posteriormente sido publicado para o público em geral em várias redes sociais, designadamente Facebook e Instagram, um vídeo gravado pelo candidato do Partido Socialista à Câmara Municipal de Olhão, Ricardo Veia Calé, destinado presumivelmente a militantes e apoiantes do PS, com a clara intenção de apelar ao voto no Partido Socialista".
Questionado pelo JN, o socialista nega que tenha cometido alguma ilegalidade.
Leia mais aqui
18.28
Candidatos do PS e PSD votam em Paredes

Alexandre Almeida, candidato do PS a um terceiro mandato, votou ao final da manhã em Rebordosa
Foto: António Orlando

Mário Rocha, candidato da Coligação PSD-CDS, votou em Rebordosa
Foto: António Orlando
18.21 horas
Vila do Conde: muita gente nas urnas ao longo do dia
"Há muito tempo que não se via tanta gente para votar!", atira uma mulher, à saída da EB1 dos Correios, em Vila do Conde. Nas Caxinas, na escola primária, o cenário repete-se. Não há filas, nem grandes tempos de espera, mas, ao longo de todo o dia, tem sido grande a afluência às urnas. A votação tem decorrido sem incidentes.
Por ali, acredita-se que a abstenção pode descer. Em 2021, o concelho registou uma taxa de abstenção bem abaixo da média nacional (39,6% quando a média do país atingiu os 46,4%). Agora, a julgar pela quantidade de gente nas mesas de voto, pode descer ainda mais. Até às 16 horas, dizia quem estava nas mesas de voto, o dia correu assim: "quase sempre sem filas, mas com muita gente a votar".
O concelho de Vila do Conde tem mais de 71 mil votantes inscritos e seis candidatos a disputar a presidência da Câmara. O atual presidente, Vítor Costa, é recandidato pelo PS. Enfrenta nas urnas Luísa Maia, da coligação "Aliança por Vila do Conde" (PSD-CDS/PP), Pedro Silva (Chega), Nádia Marques(CDU), Carlos Macedo (IL) e Humberto Martins (BE/PAN).

Texto e foto: Ana Trocado Marques
18 horas
Fila no Bom Sucesso
A esta hora, ainda há fila para votar na Escola EB1 do Bom Sucesso, no Porto.

17.42 horas
"Imensa" adesão em Carnide
Muitas pessoas ainda, perto hora do lanche, a votar e a alimentar filas na EB Prista Monteiro em Carnide, Lisboa. Segundo os responsáveis pelas mesas, a adesão nestas eleições tem sido "imensa". "Tem estado sempre gente", confessou um membro das mesas de voto. Não foram registados quaisquer incidentes.

Texto e foto: Patrícia Naves
17.15 horas
Afluência maior do que em 2021
A afluência às urnas para as eleições autárquicas de hoje situava-se em 43,42% até às 16 horas, valor superior ao registado à mesma hora há quatro anos, segundo dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna.
16.65 horas
Acidente em Fânzeres
Uma mulher ficou ferida, este domingo à tarde, depois de o carro que conduzia se ter despistado e embatido num veículo que estava estacionado junto ao Pavilhão Desportivo de Fânzeres, em Gondomar, acabando por capotar. O acidente ocorreu perto de um local onde decorre a votação para as Autárquicas.
Leia a notícia aqui

16.43 horas
Forte adesão às urnas em Braga
Durante a manhã e o início da tarde deste domingo, em Braga, foi registada uma forte adesão às eleições, sem registo de quaisquer incidentes. Em São Victor, a freguesia com maior densidade populacional do concelho de Braga, que conta com cerca de 25 mil eleitores, o movimento foi bastante intenso durante a manhã, ao que o JN apurou.
A afluência às urnas de voto instaladas na Escola Secundária Carlos Amarante foi alta, desde a abertura da votação, tendo-se tornado maior com o aproximar da hora de almoço, período aproveitado por muitos bracarenses para exercer o direito de voto. Cenário idêntico registou-se na Escola Secundária Sá de Miranda, que acolhe as secções de voto da freguesia de São Vicente.
As eleições autárquicas deste ano em Braga marcam um novo ciclo político, com a saída do atual presidente do município, Ricardo Rio (PSD/CDS/PPM), que liderou a autarquia nos últimos 12 anos e não se pode recandidatar por atingir os três mandatos permitidos por lei.
Texto e foto de Ricardo Reis Costa
16.39 horas
Entre as 14 horas e as 16 horas votaram mais 1931 eborenses, na União de Freguesias da Malagueira e Horta das Figueiras, no Alentejo Central, o equivalente a 40,66% dos inscritos. Nesta União de Freguesias estão inscritas 18.155 pessoas, disse ao JN o secretário daquela entidade Mário Monginho. A próxima contagem de votos será feita pelas 18 horas, antes das urnas fecharem. Texto: Ana Luísa Delgado
16.15 horas
Na Escola Básica 1.º Ciclo de Paulo da Gama, a meio da tarde, cerca das 16 horas, há uma grande afluência às urnas, com várias filas de pessoas que esperam para votar.
Foto: Laura Lopes / Direitos reservados
16.03 horas
A ida às urnas em imagens






Fotos: António Cotrim, Rodrigo Antunes, Manuel Fernando Araújo e Estela Silva / Lusa
14.45 horas
Dos 18155 inscritos na União das Freguesias da Malagueira e Horta das Figueiras, no concelho de Évora, votaram, até às 14 horas, 5455 pessoas, o equivalente a 30,04% dos votantes, disse ao JN o secretário daquela entidade, Mário Monginho.
De salientar que naquela União das Freguesias existem duas mesas de voto, uma situada na Arena de Évora e outra na Escola Secundária André de Gouveia, conhecida como Antigo Liceu.
Nas eleições autárquicas de 2021, no concelho de Évora existiam 46.895 inscritos, sendo que votaram 23.374.

Texto e foto de Ana Luísa Delgado
14.39 horas
Nove bombeiros, incluindo o comandante dos Bombeiros Voluntários de Mértola (BVM), prescindiram do direito, por lei, dos dez dias para participarem na campanha eleitoral, uma vez que faziam parte das listas de partidos concorrentes às Eleições Autárquicas no concelho de Mértola.
13.54 horas
A afluência às urnas tem sido positiva ao longo deste domingo em Barcelos, com um fluxo constante de eleitores nos diferentes locais de voto do concelho.
Na Escola Gonçalo Nunes, em Arcozelo - a freguesia mais populosa do concelho -, o movimento foi particularmente notório durante a manhã.
Famílias inteiras dirigiram-se às mesas de voto para exercer o seu direito cívico, num ambiente tranquilo e de participação ativa.
O concelho de Barcelos conta com dez candidatos à presidência da Câmara Municipal. Mário Constantino, atual presidente e recandidato pela coligação Barcelos Mais Futuro (PSD/CDS/BTF), enfrenta nas urnas Armandina Saleiro (PS), Mário Figueiredo (CDU), Magda Ferro (Iniciativa Liberal), Paulo Ralha (Chega), Sameiro Serra (POR Barcelos), Joana Neiva (Bloco de Esquerda), Rosa Vale (Livre), José Rosa (Todos Barcelos) e Rui Silva (ADN).
O ato eleitoral decorre com normalidade em todo o concelho, sem registo de incidentes até ao momento.
Texto de Nuno Dantas
13.41 horas
Na Câmara Municipal de Beja, as filas para votar têm sido constantes, com grande afluência de eleitores.

Texto e foto de Teixeira Correia
13.19 horas
A afluência às urnas nas eleições autárquicas situou-se nos 21,72% até às 12 horas, segundo dados da Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (MAI), um valor superior ao registado à mesma hora nas eleições de 2021.
Tendo em conta os números divulgados pelo MAI, mais de dois milhões de pessoas já exerceram o seu direito de voto, ou seja, mais do que um em cada cinco eleitores já votou.
Comparado com as últimas eleições autárquicas, que se realizaram a 26 de setembro de 2021, a afluência às urnas subiu. Há quatro anos, até à mesma hora, tinham votado 20,94% dos eleitores. No entanto, nas autárquicas de 2017 a afluência até às 12 horas tinha sido mais alta, situando-se em 22,05%.
13.17 horas
A líder da IL, Mariana Leitão, apelou hoje à participação nas Autárquicas, considerando que constituem um "ato cívico fundamental para o bom funcionamento da democracia" e onde o "poder político está mais próximo das pessoas".
"As eleições autárquicas são extremamente importantes porque é onde o poder político está mais próximo das pessoas e onde aquilo que acontece no dia-a-dia nos municípios mais impacta as suas vidas. É muito importante as pessoas votarem para terem uma palavra a dizer sobre aquilo que será o futuro dos seus municípios", afirmou, após ter votado na Escola Básica Cesário Verde, no concelho de Oeiras.
A líder da IL esteve cerca de cinco minutos à espera para votar e, aos jornalistas, considerou que "é um ótimo sinal que haja cada vez mais pessoas a votar e que a taxa de abstenção desça".
Foto: Rodrigo Antunes / EPA
13.11 horas
A porta-voz do PAN destacou hoje, ao ir votar na freguesia lisboeta de Telheiras, "a grande adesão às urnas", mas lamentou que os boletins de voto não estejam em braile, apelando a que a situação seja corrigida num "próximo ato eleitoral".
"É muito bom e gratificante ver que está a haver uma grande adesão às urnas. Pelo menos, essa é a informação que também temos aqui por parte da junta de freguesia, que as pessoas estão a aderir. Hoje, é um dia de festa para a democracia", começou por declarar aos jornalistas.
Inês Sousa Real recordou que nestas eleições autárquicas os portugueses estão a "decidir aquilo que são as políticas mais próximas da vida e do dia-a-dia", considerando "fundamental" que as pessoas votem "no seu próprio destino".
"Lamento apenas que a Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna não tenha tido os boletins em braile. Já recebemos essa reclamação", informou.
Foto: António Cotrim / Lusa
12.52 horas
Marcelo Rebelo de Sousa já foi votar e repetiu o apelo dado ontem relativamente aos fundos europeus. "Uma parte" do PRR "é gasta pelas autarquias" o que "dá naturalmente um grande empenho em is votar nesta ocasião". Acrescentou ainda que as "eleições locais são as mais importantes" e que esta "foi uma campanha muito mexida, muito participada".
"A grande dúvida era saber se os jovens se interessavam ou não. Ora, os jovens, nas últimas eleições Legislativas mostraram uma participação crescente. Não há razão para, a nível local, que quem conhece muito melhor os candidatos e estão mais próximos, não haver um aumento também de participação", afirmou o presidente da República.
O presidente da República tinha considerado, no sábado, que os fundos europeus, "milhões que não voltam mais", são "uma razão adicional" para se ir votar nas autárquicas, referindo que "boa parte" desses recursos passará pelo poder local.
Foto: Hugo Delgado / Lusa
11.48 horas
O presidente do Chega, André Ventura, votou na Escola Básica do Parque das Nações, em Lisboa, e acredita numa descida da abstenção. "Saiam e votem. A nossa única arma em democracia é o voto, a nossa única arma de escolha é o voto e, portanto, as pessoas têm que votar. Se queremos manter uma democracia viva, temos que votar e fazer escolhas, mesmo quando essas escolhas são de ruptura", afirmou aos jornalistas.
O líder do Chega disse ter informações de "pessoas que estão perto de zonas de voto" que apontam para uma subida de uma afluência às urnas. Para Ventura, os eleitores estão hoje "mais informados" do que antes, principalmente os mais jovens e mais velhos devido a novas plataformas onde "recolher informação", e também isso pode contribuir para uma descida da abstenção.
"Posso vir a contrariar-me ao final do dia, mas penso que vamos ter menos abstenção a estas eleições e isso é um sinal muito, muito positivo para a democracia e eu espero mesmo que todos hoje exerçam o seu direito de voto", reforçou.
Foto: José Sena Goulão / Lusa
12.42 horas
A coordenadora do Bloco de Esquerda, Mariana Mortágua, votou hoje na Escola Básica nº.1 de Arroios, em Lisboa e considerou um "bom sinal" o tempo que esteve a aguardar na fila. "A única circunstância em que eu gosto de esperar e que é bom sinal de que haja fila é mesmo quando venho até à minha secção de voto", disse aos jornalistas.
"É muito importante ir votar, eu sei que isto é um apelo sempre reiterado e sempre repetido neste dia das eleições, mas especialmente nestas eleições autárquicas porque estamos a votar por quem nos governa de forma mais próxima", adiantou.
A líder do Bloco salientou também a importância dos órgãos de poder local, que têm "mais poderes" e "mais responsabilidades", e gerem o "dia-a-dia" dos portugueses.
"São quem gere o nosso dia-a-dia, as coisas que tantas vezes mais interferem com a nossa vida diária e por isso o apelo que faço é que participem neste grande momento da vida democrática portuguesa, que é a celebração do poder local e da sua proximidade à população do país", adiantou.
Foto: Manuel de Almeida / Lusa
12.35 horas
Gouveia e Melo também já exerceu o direito de voto, tendo salientado que esteve à espera para chegar à mesa de voto, "o que é bom sinal". O candidato à Presidência da República, em declarações aos jornalistas, adianta que tem esperança que a abstenção diminua, dado que "há mais coisas em jogo".
Em relação às declarações de Marcelo Rebelo de Sousa, Gouveia e melo realça que "há muitos mais fatores" a motivar os portugueses para irem votar, para além da "aplicação do PRR".
12.28 horas
"O primeiro apelo que eu faço é para as pessoas irem votar, porque levou imenso tempo a conquistar esse direito e é uma oportunidade também para a democracia, porque a democracia constrói-se todos os dias com cidadãos livres e conscientes", afirmou o secretário-geral do JPP.
"O trabalho está feito e compete-me sobretudo consciencializar e apelar a todas as pessoas para exercer esse direito de voto, relembrando que a Constituição lembra sempre e está lá escrito que o poder político pertence ao povo e hoje o poder político está nas mãos dos cidadãos, que têm capacidade eleitoral e está nas mãos do povo", reforçou Élvio Sousa.
Élvio Sousa disse ainda esperar que o partido consiga obter "um bom resultado", não só em Santa Cruz, "como nos outros lados", salientando que no dia de hoje tem de "ter muito cuidado com as palavras".
12.13 horas
O porta-voz do Livre, Rui Tavares, já votou na Escola Básica e Secundária Gil Vicente, em Lisboa. O voto nestas eleições "tem uma consequência muito direta, muito prática, muito concreta na vida das pessoas e ninguém se deve demitir de participar".
"Eu diria que para muitas pessoas são as eleições mais importantes, porque aquele problema que a gente vê todos os dias, que nos prejudica todos os dias, do buraco no passeio, à passadeira que impede uma tragédia e que nos resolve um problema sem termos dado por isso quando as coisas correm bem, aquelas coisas que são todos os dias das nossas aldeias, vilas, cidades, bairros, ruas, resolvem-se nestas eleições, ou não se resolvem nestas eleições, por quatro anos", defendeu.
Foto: André Kosters / Lusa
12.11 horas
O presidente do CDS-PP, Nuno Melo, votou hoje na Escola Básica Manoel de Oliveira, no Porto. "Eu acredito que a abstenção não vai ser muito alta desta vez, mas, enfim, estamos próximos do meio-dia, ainda temos muito dia pela frente e às vezes há fenómenos conjunturais que ajudam a justificar o fluxo maior ou menor, dependendo das horas e dependendo das eleições", declarou aos jornalistas.
O líder do CDS-PP e ministro da Defesa esperou cerca de meia hora para votar, o que considerou ser "um bom sinal". "Tudo o que um democrata não quer é a abstenção. A participação democrática é fundamental e desse ponto de vista, até comparativamente com outras eleições aqui [pelo Porto], aparentemente a adesão tem sido grande até este momento", referiu.
"Depois de uma intensidade tão grande de campanha, o respaldo da família é absolutamente fundamental", concluiu.
Foto: Manuel Fernando Araújo / Lusa
11.52 horas
Nos 14 concelhos do distrito de Beja, há 57 candidatos a presidentes de Câmara. Desses, dez são candidatos nos municípios que lideraram e quatro não se recandidatram. Dois por opção própria e dois por limite de mandatos, mas um deles concorre num concelho vizinho.
Após 12 anos de liderança das Câmaras de Almodôvar e Cuba, António Bota (PS) e João Português (CDU) "esgotaram" o limite de mandatos, o que impossibilitava a sua recandidatura. No entanto, João Português, quer continuar como presidente de Câmara e é candidato em Ferreira do Alentejo. Em Barrancos, Leonel Rodrigues e em Serpa, João Efigénio Palma, ambos da CDU, não se recandidataram, seguindo foi afirmado, por opção dos autarcas
Há dois candidatos independentes: Dinis Pinto, em Alvito e, João Rocha, em Serpa. Todos os outros são apoiados por partidos ou coligações, nomeadamente, PS, CDU, PSD/CDS, BE e Chega.
Desde as primeiras eleições para o Poder Local, no distrito de Beja foram eleitos 79 presidentes de Câmara, tendo existido mais dois que exerceram o cargo em substituição, Josué dos Santos (Ferreira do Alentejo) e António Afonso Guerreiro (Ourique), tendo João Paulo Trindade, eleito em 2005 em Alvito, sido o único independente.
Serpa é o único concelho onde desde sempre governou a mesma força política, a APU/CDU. Alvito é o município que mais presidentes já teve, no total de dez, enquanto Castro Verde está no polo oposto, com três autarcas eleitos. Jorge Pulido Valente (Mértola) e João Rocha (Serpa) foram os únicos a liderar outra autarquia, em ambos os casos Beja.
Texto de Teixeira Correia
11.10 horas
A jornada eleitoral na União de Freguesias (UF) de Viana do Castelo (Santa Maria Maior e Monserrate) e Meadela começou sem incidentes e boa afluência às urnas.
Segundo apurou o JN no local, aquela UF representa a área territorial mais populosa do concelho, onde votam 22.321 eleitores, em três assembleias de voto (Monserrate com 5 secções e 4165 eleitores, Santa Maria Maior com 9277 eleitores e dez mesas e Meadela com 8879 eleitores e dez mesas).
Em termos de afluência, até cerca das 10.30 horas, na secção de voto com mais eleitores (mesa 11 com 833 eleitores), tinham votado 112 pessoas, cerca de 12%.
De acordo com informações no local, a afluência é considerada boa e é equiparada à de eleições anteriores. E é de esperar "um pico" de afluência antes da hora de almoço.
De acordo com fonte do Comando Territorial da GNR de Viana do Castelo, também a nível de distrito de Viana do Castelo, não há registo de qualquer anomalia nas mesas de voto.

Texto e foto de Ana Peixoto Fernandes
11.03 horas
Na Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas, ao final da manhã deste domingo, há uma grande afluência às urnas, com filas que andam rapidamente.
Foto: Direitos reservados
10.22 horas
Paulo Raimundo já votou na Escola Básica de Alhos Vedros, na Quinta Fonte da Prata, no concelho da Moita. O secretário-geral do PCP considera que não existem motivos "para grandes ondas de indecisão nestas eleições".
"As autárquicas têm esta particularidade, são campanhas muito no terreno, muito ligadas às pessoas. As pessoas conhecem-se umas às outras e não estou a ver que haja hoje grandes ondas de indecisão", afirmou o líder comunista, realçando que o futuro do mapa autárquico corresponderá àquilo que for a vontade das pessoas, indicando desconhecer se de facto será muito diferente de 2021.
Foto: João Relva / EPA
10.02 horas
O distrito de Beja tem 119.147 eleitores registados para as Autárquicas de 2025, tendo perdido 2458 eleitores em quatro anos, já que em 2021 estavam registados 121.605 eleitores, mas nenhum município perde vereadores.
Nos 14 concelhos do distrito de Beja há 57 candidatos a presidente da Câmara. Desses, doze são candidatos nos municípios que lideraram e só dois são se recandidataram por limite de mandatos, mas um deles concorre num concelho vizinho.
9.57 horas
Votação decorre com normalidade e sem filas, na escola Teixeira Lopes, em Vila Nova de Gaia.
Foto: Direitos reservados
9.31 horas
A Comissão Nacional de Eleições (CNE) afirmou, em declarações à Lusa, que a votação das eleições autárquicas "está a decorrer com normalidade". Pelas 9 horas não havia registos de problemas na abertura das mesas de voto.
"[Houve] algumas situações muito pontuais de falta de membros nas mesas, mas que ficaram resolvidas antes da abertura das mesas. Até agora [9 horas] não temos registo de nenhum problema na abertura das mesas de voto", referiu.
9.17 horas
O líder do PS, José Luís Carneiro, já votou na Escola Alexandre Herculano, no Porto. "As escolhas para as autarquias locais são as escolhas mais importantes que fazemos para o nosso futuro coletivo", afirmou o secretário-geral do PS em declarações aos jornalistas, realçando que irá passear com a mulher pelo Porto, antes de regressar a Lisboa.
"É muito importante para os cidadãos votarem", realça o líder do PS, acrescentando que "é nas autárquicas que se resolvem muitos dos problemas". Estas eleições são "decisivas para o futuro do país, porque, como disse o senhor presidente da República, há muitas questões que estão em jogo hoje, nomeadamente a forma como se vão executar os fundos europeus", notou.
Foto: José Coelho / Lusa
9.15 horas
O primeiro-ministro, Luís Montenegro, já votou, acompanhado da mulher, na Escola Básica n.º 2 de Espinho, no distrito de Aveiro. Estas eleições "são importantes para o futuro de Portugal", referiu o presidente do PSD em declarações aos jornalistas. "É um dia muito importante para a nossa democracia", acrescentou, realçando que é nas eleições autárquicas que se decide muito do "futuro, prosperidade e sucesso do país".
Montenegro espera que tudo "corra com tranquilidade". Para o primeiro-ministro, estas eleições apresentam aos votantes um "registo de maior proximidade dos problemas mais prementes das vidas das famílias".
"Depois da hecatombe que tivemos há três meses, diria que com o sentido da humildade democrática, que tem que presidir à forma como estamos na vida política e na vida cívica, senti que houve um reencontro do partido que eu tenho a honra e o privilégio de representar com os portugueses", referiu ainda, sobre a campanha eleitoral do PS.
Foto: Estela Silva / Lusa
8.54 horas
Os eleitores de Serreleis, em Viana do Castelo, que foram protagonistas do primeiro referendo local do país realizado a 25 de Abril de 1999, escrevem este domingo um novo capítulo da sua história, elegendo novamente órgãos próprios, após desagregar-se da União de Freguesias (UF) com a vizinha Cardielos. O "casamento" em 2013 nunca foi pacífico e a localidade esteve à beira de um novo referendo para decidir o "divórcio", mas o processo acabou por avançar com a aprovação por unanimidade em assembleia de freguesia. A "independência" era tão desejada em Serreleis, que foi celebrada com fogo de artifício. "Andaram a juntar dinheiro para os foguetes e depois lançaram", disse ao JN o morador João Palma.
João Palma é um dos 853 eleitores da freguesia de Serreleis (Foto: Artur Machado)
8.51 horas
Fafe passou a fasquia dos 50 mil eleitores e soma mais dois mandatos, passando a nove. Amarante, Melgaço, Alcácer do Sal e Resende seguem em sentido contrário.
O número de vereadores em cada uma das câmaras só vai mudar em cinco municípios relativamente às eleições de 2021. Fafe é o único que sobe - passa a ter nove eleitos em vez dos atuais sete (para além do presidente) - por ter ultrapassado a fasquia dos 50 mil eleitores. Aumentou em 400, passando de 49.610 para 50.032.
8.35 horas
A taxa de abstenção em eleições autárquicas tem estado acima dos 40% desde 2009 e há quatro anos registou-se a segunda mais alta percentagem, 46,35%, um pouco abaixo do valor recorde de 47,4% atingido em 2013.
As eleições locais com maiores taxas de participação foram as de 1979 e 1982, com abstenções inferiores a 30%, respetivamente, de 26,23% e de 28,58%. Nas primeiras eleições autárquicas em democracia, em 1976, tinha havido 35,42% de abstenção.
Nos atos eleitorais para as autarquias locais de 1985 a 2005 a abstenção ficou sempre acima dos 35%, e em 2009 subiu para 40,99%, nunca mais tendo descido dessa fasquia. Em 2013 registou-se novo valor recorde de 47,4%, ainda não ultrapassado desde então.
8.23 horas
Os cabeças de lista à Câmara do Porto vão hoje votar logo de manhã, quase todos no próprio concelho, e depois dedicam o dia à família, em busca do tempo perdido após duas semanas de campanha eleitoral.
Também a maioria dos candidatos à presidência da Câmara de Lisboa pretende votar pela manhã e passar o dia de eleições em família, reunindo-se ao fim da tarde com os apoiantes para aguardar os resultados.
Os líderes partidários, o presidente da República e o presidente do parlamento também vão às urnas na manhã de hoje para votar nas eleições autárquicas, distribuídos sobretudo entre Porto e Lisboa, e sem qualquer local de voto em comum.
08.17 horas
Lideranças nas mãos de 9,3 milhões de eleitores. Freguesias recuperadas este ano preparadas para o escrutínio, que deve custar 9,5 milhões.
As eleições que podem mudar as cidades, vilas e aldeias de Portugal realizam-se hoje. Entre as 8 e as 20 horas, 12 707 mesas de voto espalhadas pelo país estarão prontas para receber mais de 9,3 milhões de eleitores. Vão eleger os órgãos dirigentes de 308 câmaras, 308 assembleias municipais e 3221 freguesias. Outras 37 juntas vão escolher o executivo em plenários de cidadãos, por terem menos de 150 votantes.
08.11 horas
As mesas de voto das eleições autárquicas abriram hoje às 8 horas no continente e na Madeira para a escolha dos dirigentes dos municípios e das freguesias para os próximos quatro anos.
Mais de 9,3 milhões de eleitores podem votar nestas autárquicas, segundo os dados do recenseamento disponibilizados pela Secretaria-Geral do Ministério da Administração Interna (MAI).
08.10 horas
Num discurso pré-eleitoral de sábado à tarde, o presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, considerou que os fundos europeus, "milhões que não voltam mais", são "uma razão adicional" para se ir votar, explicando que "boa parte" desses recursos passará pelo poder local.
08.05 horas
Bom dia! Acompanhe ao minuto todas as informações relevantes sobre o seu concelho ao longo do dia e da noite deste domingo.





