José Luís Carneiro acusou Governo de falhar número de vagas para o pré-escolar
O secretário-geral do PS acusou hoje, na Maia, o Governo de falhar mais um objetivo político que estabeleceu para o arranque do ano escolar, ao prometer 7 mil vagas para o pré-escolar quando "existem apenas 400 vagas".
Corpo do artigo
José Luís Carneiro, que falava aos jornalistas à margem da apresentação dos candidatos socialistas à Câmara da Maia, equipa liderada por José Manuel Ribeiro, até agora autarca de Valongo, disse que o "ministro da Educação começou a casa pelo telhado", ou seja, sem falar com a Associação Nacional de Municípios.
"Não falaram com a Associação Nacional de Municípios e verificamos que, afinal, o ministro da Educação, querendo construir a casa pelo telhado, falhou e, afinal, para as 6 a 7 mil vagas, temos apenas 400 vagas disponíveis, à luz das informações públicas obtidas hoje", sustentou.
Com base nesta informação, José Luís Carneiro considerou tratar-se de "mais um falhanço nos compromissos do Governo, o que revela, de facto, uma incapacidade muito grande, por falta de humildade democrática, para dialogar primeiro e fazer depois".
"Este Governo opta pelo método contrário, anuncia e vai dialogar depois de ter anunciado, sem ter suporte para as decisões que anuncia", acrescentou.
Questionado sobre a decisão de Portugal de reconhecer hoje o Estado da Palestina, José Luís Carneiro remeteu a posição do partido para as 20.30 horas, com Francisco Assis, na sede da Federação Distrital do PS/Porto.
"O Partido Socialista fará uma declaração pela voz do Dr. Francisco Assis, que é o nosso Secretário Nacional para as Relações Internacionais, logo às 20.30, na sede distrital do Partido Socialista do Porto", disse.
Sobre a candidatura de José Manuel Ribeiro à presidência da Câmara da Maia, José Luís Carneiro considerou que depois "dos tempos áureos do professor Vieira de Carvalho", o concelho precisa agora de "uma nova energia, de uma pessoa que tenha experiência política, que seja inovador, que seja criativo e que tenha uma cultura de prestação de contas e transparência muito forte".
"E esse candidato é José Manuel Ribeiro, que quero que venha a ser, desejo que venha a ser, o próximo presidente da Câmara Municipal da Maia", acrescentou.