Municípios criticam proposta do Governo para mais salas de jardim de infância
Ministro assume que 12 mil crianças não conseguiram vaga no público. Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP) quer ser ouvida. Autarquias alertam para processo moroso a dias do arranque do ano letivo.
Corpo do artigo
A uma semana do arranque do ano letivo, o Governo continua sem solução para cerca de 12 mil crianças inscritas no Portal das Matrículas sem vaga numa sala de Pré-Escolar. O ministro da Educação, Ciência e Inovação manifestou convicção que irá conseguir abrir, num curto espaço de tempo, novos lugares em 30 concelhos. Pelo menos, uma câmara respondeu que a assinatura do protocolo "não se afigura tarefa fácil ou exequível".
"O Governo não ouviu a ANMP sobre a alegada negociação para a contratualização de vagas com 30 municípios, o que contraria o princípio de bom relacionamento entre o Governo e a ANMP. O ensino pré-escolar é uma matéria fundamental para os municípios em geral, não apenas para 30, pelo que o Governo não pode deixar a ANMP de fora", frisa ao JN Luísa Salgueiro, presidente da ANMP.