O Livre avisou, esta segunda-feira, que espera ver do Governo "sinais de abertura" para acolher, na especialidade, propostas do partido de alteração ao Orçamento do Estado para 2022.
Corpo do artigo
"Antes da especialidade, queremos começar a ter sinais de abertura de que estas medidas serão tidas em conta", deixou claro o deputado único do Livre, Rui Tavares, no final de uma reunião com os ministros das Finanças e dos Assuntos Parlamentares respetivamente Fernando Medina e Ana Catarina Mendes, no âmbito da proposta de Orçamento do Estado para 2022.
Em causa, sobretudo três propostas de alteração na especialidade que o Livre considera essenciais que sejam acolhidas, como a criação de uma rede elétrica de transporte escolar que seja aproveitada para apoio à sociedade como à terceira idade.
O Livre reclama também a criação de uma "unidade de missão" para um novo plano verde. E a implementação de um programa que denomina de "três C" ("Casa, Conforto e Clima"), que visa "baixar a fatura energética e ajudar a salvar o planeta".
É que, segundo o deputado único Rui Tavares, os atuais programas do Governo de apoio à redução da fatura energética das famílias não são suficientes uma vez que não chegam às mais desfavorecidas economicamente.
"Temos uma visão diferente do Governo em relação ao atual momento económico e financeiro. O Governo olha para as implicações do ponto de vista conjuntural. O Livre olha do ponto de vista estrutural", destacou Rui Tavares.
O partido encara o atual momento como uma oportunidade. "Não devemos olhar para o atual Orçamento apenas como um Orçamento de transição. É o Orçamento que vai enfrentar os primeiros ímpetos de uma crise social", advertiu Rui Tavares.