A média diária das "falsas emergências" ronda os 287 contactos por dia. Os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) recebem no total entre 3500 a 4000 pedidos de ajuda em 24 horas.
Corpo do artigo
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) registou 104 874 chamadas, reencaminhadas para os CODU em 2021, que eram "falsas emergências", isto é, " são situações em que existe uma perceção incorreta da gravidade da ocorrência".
Os dados foram revelados pela Polícia de Segurança Pública (PSP), a propósito do Dia Europeu do 112, que se assinala esta sexta-feira, 11 de fevereiro.
Os telefonemas ao INEM, que não constituíam uma emergência médica, chegam a uma média diária de 287 contactos. No total, há entre 3500 a 4000 pedidos de ajuda por dia, ou seja, cerca de 7% das pessoas ligaram erradamente ou foram encaminhadas sem necessidade para os CODU.
Comparativamente a 2020, existiram 119 556 "falsas emergências", o que corresponde a 9% do total de chamadas atendidas pelos CODU.
Os anos da pandemia (2020 e 2021) registaram um aumento deste tipo de telefonemas. Em 2019 houve 94 730 "falsas emergências" e em 2018 foram 93 683, clarificou o INEM ao JN.
Quanto aos números globais (não exclusivamente as chamadas reencaminhadas para o INEM), os cidadãos portugueses realizam entre 20 a 25 mil telefonemas todos os dias para o número europeu de emergência (112). Apenas 35% dos contactos são efetivamente emergências.
Os dados mostram que a maioria dos telefonemas para o 112 têm "origem em situações que não se enquadram no conceito de emergência, [são] testes à capacidade de resposta ou falsas situações de socorro", detalha a força de segurança em comunicado.
13879271
Num ano, os contactos para o número europeu de emergência rondam os oito milhões em Portugal.
Caso se registe 25 mil chamadas num dia, e correspondendo aos 35% que são mesmo emergências (de acordo com a PSP), o 112 pode ter 16 250 contactos em 24 horas que não necessitam de rápida intervenção das autoridades ou do INEM.
Ou seja, apenas 8750 são realmente chamadas de emergência.
O 112 funciona 24 horas por dia e é um serviço gratuito a funcionar nos 28 Estados-membros da União Europeia.
O serviço em Portugal engloba o "Centro de Coordenação Nacional e quatro Centros Operacionais (Norte, Sul, Açores e Madeira), que integram a Direção Nacional da Polícia de Segurança Pública".
As chamadas a nível regional são atendidas pelos centros operacionais, que fazem a "triagem e o encaminhamento para a entidade com responsabilidade na sua resolução - forças de segurança, INEM, bombeiros, entre outros".
Quando se deve ligar para o 112?
A PSP esclarece quais as situações que devem ser reportadas ao 112: "pessoas em risco de vida/necessidade imediata de assistência médica, crimes a decorrer ou que acabaram de acontecer no momento da chamada, incidentes graves (inundações, aluimentos, incêndios florestais, acidentes rodoviários graves ou que impliquem risco para a circulação) e descoberta de crianças e seniores perdidos".
Em todas as outras circunstâncias, os cidadãos devem ligar para a esquadra ou o corpo de bombeiros locais. Em casos relacionados com saúde, o contacto deve ser feito para o SNS24 (808 24 24 24).