Mais de 1200 operacionais passaram a madrugada no combate às chamas nos incêndios que deflagraram em Arouca, Ponta da Barca e Penamacor, de acordo com a Proteção Civil.
Corpo do artigo
O incêndio em Arouca, distrito de Aveiro, mobilizava, pelas 7 horas, 553 operacionais, apoiados por 175 viaturas.
A aldeia de Fornos de Carvão foi evacuada pelas 4 horas, disse à Lusa fonte do Comando Sub-regional da Área Metropolitana do Porto.
Em Penamacor, no distrito de Castelo Branco, o combate "está a correr favoravelmente", de acordo com o Comando Sub-regional da Beira Baixa. Aqui estão 388 operacionais, auxiliados por 137 veículos, no combate ao fogo com duas frentes ativas, sendo que uma está dominada "a 70%", acrescentou esta fonte.
Já em Ponte da Barca, distrito de Viana do Castelo, combatem o fogo 377 operacionais com o auxílio de 126 veículos. Dos três setores em combate, dois já se encontram "em manobras de consolidação", disse à Lusa o comandante sub-regional do Vale do Ave da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, perto das 4 horas. Rui Costa notou ainda que "todas as populações estão em segurança nas suas localidades".
Ainda de acordo com dados no portal da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), 161 operacionais estão também mobilizados num incêndio em Mangualde.