O Ministério da Justiça prevê que, até ao final deste ano, 3477 reclusos, ou seja, "mais de 35% do universo total de reclusos e jovens a cumprir medida de internamento" tenham formação, avançou fonte do ministério ao JN. Em 2020, ano de início da pandemia, o número de reclusos que frequentaram o ensino e formações foi 1952, uma queda face aos 2693 de 2019. Em 2021, o número de horas de formações voltou a ganhar força, refletindo-se numa recuperação face ao ano anterior, com 2416 formados.
Corpo do artigo
A verificar-se aquilo que é a expectativa do Ministério da Justiça em 2022, este será o ano em que mais reclusos frequentarão diversas ações de formação e ensino. O número mais alto foi atingido em 2018, com 2880 reclusos que frequentaram diferentes tipologias de ensino e formações. Durante o ano de 2021, o Centro Protocolar da Justiça assegurou "116 ações de cursos EFA [Educação e Formação de Adultos] de dupla certificação e 96 ações de FMC [Formação Modular Certificada]", que abrangeram 2416 formandos, "num total de 212 ações de formação com a duração de 72 152 horas". Feitas as contas, além de outros modelos de formação, no ano letivo de 2021/2022 "frequentaram desde o Ensino Básico ao Ensino Superior 2284 reclusos", sendo que, destes, 125 frequentaram o Ensino Superior.
Entrega de diplomas
Os reclusos jovens podem frequentar formações profissionais em 44 estabelecimentos prisionais de complexidade de gestão média e gestão elevada, assim como em seis centros educativos. O Centro Protocolar da Justiça disponibiliza diversos cursos nas mais variadas áreas, desde audiovisuais a metalurgia, hotelaria, floricultura e desporto. Os cursos de dupla certificação são lecionados em parceria com o Ministério da Educação, competindo aos professores ministrarem a componente de formação base.
Hoje, a Ministra da Justiça, Catarina Sarmento e Castro, e o Secretário de Estado do Trabalho, Miguel Fontes, vão participar numa cerimónia de entrega de certificados a55 formandos que estão cumprir pena no estabelecimento prisional de Alcochete.