Mais de 50% dos estágios acabam em contratações por parte das empresas
Desde 2018, o IEFP investiu quase 700 milhões de euros em mais de 130 mil estágios Entre janeiro e setembro deste ano, já foram celebrados mais de 17 mil contratos.
Corpo do artigo
Nos últimos cinco anos, das mais de 130 mil pessoas que realizaram estágios profissionais através do Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), mais de metade foram contratadas pelas empresas logo após a conclusão do estágio. E cerca de 75% encontravam-se empregadas meio ano depois, revela o IEFP que, desde 2018, investiu quase 700 milhões de euros nesta medida, financiada pelo Fundo Social Europeu.
O desemprego em Portugal voltou a subir no mês de outubro e situa-se nos 6,7%, o valor mais alto desde março, de acordo com o Instituto Nacional de Estatística (INE). No que toca aos jovens, segundo dados da Eurostat, a taxa de desemprego é de 15,9%, tendo Portugal uma taxa mais alta do que a média da União Europeia (13%). Para contrariar estes números e com o objetivo de promover a inserção de jovens no mercado de trabalho, o IEFP desenvolve há vários anos um programa de estágios profissionais, comparticipando até 80% o valor pago pelas empresas que pode ir no máximo até 1201,08 euros.