Marcelo vota este domingo na Cidade Universitária de Lisboa, líderes só no dia 10
Marcelo Rebelo de Sousa vota antecipadamente no domingo, dia 3 de março, na Cidade Universitária de Lisboa, em vez de Celorico de Basto como sempre faz, confirmou ao JN fonte de Belém. Enquanto o presidente experimenta esta modalidade na capital, os líderes partidários confirmam que só vão votar no dia 10.
Corpo do artigo
O presidente da República tinha afirmado esta semana que o voto antecipado "é um estímulo contra a abstenção" e que iria experimentar a modalidade neste domingo. O prazo de inscrições no voto antecipado em mobilidade no território nacional terminou na quinta-feira, dia 29.
O secretário-geral do PS, Pedro Nuno Santos, vota no dia 10 em Lisboa. Os candidatos da Aliança Democrática (AD), Luís Montenegro, em Espinho, e Nuno Melo, no Porto, também não vão votar antecipadamente. Os líderes do PSD e CDS escolhem votar na data marcada para as legislativas.
O presidente do Chega, André Ventura, votará no dia 10 de março, no Parque das Nações, em Lisboa, e Rui Rocha exercerá igualmente o seu direito de voto na próxima semana em Braga.
Os líderes do PAN e do Livre, respetivamente Inês de Sousa Real e Rui Tavares, também não optam pela modalidade de voto antecipado em território nacional e vão às urnas dia 10. O presidente do Livre já confirmou que votará logo pela manhã na capital e também a porta-voz do PAN ira às urnas em Lisboa.
Pela CDU, o secretário-geral comunista, Paulo Raimundo, vota também na próxima semana, em Alhos Vedros, na Moita. Mas Bernardino Soares, por exemplo, escolheu o voto antecipado já este domingo. O primeiro candidato da por Santarém vai exercer o voto na Casa do Campino (Campo Infante da Câmara, em Santarém).
Mariana Mortágua, coordenadora do Bloco de Esquerda, também não vai votar antecipadamente. Vota dia 10 em Lisboa.
Entretanto, o PS emitiu uma nota dando conta de que o presidente do partido, Carlos César, vai exercer o seu voto antecipadamente esta semana, no dia 3 de março, pelas 11 horas (hora dos Açores), na Câmara Municipal de Ponta Delgada.