Clientes queriam evitar subida da tarifa, mas ainda não sabem quando adesão será aceite.
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Ao deparar-se com uma fatura de energia com "um aumento brutal" em setembro e face ao anúncio de novas subidas no gás no mês seguinte, Francisco Mangas não hesitou e avançou para o mercado regulado da eletricidade e do gás. Em duas semanas, ficou resolvida a adesão à eletricidade, mas, no gás, continua sem qualquer perspetiva e já conta mais de um mês desde que fez a solicitação.
"Enviei o pedido a 20 de setembro e até agora nada. Na semana passada, liguei para o serviço de apoio da EDP Gás Serviço Universal e disseram-me que estava lá o processo, mas ainda não tinham dado andamento. Não me deram qualquer expectativa de quando vai ocorrer a mudança para o mercado regulado", denuncia Francisco, que pretendia evitar os aumentos de outubro. E já não vai escapar a uma fatura mais pesada.
"A este ritmo, quem iniciar o processo nos próximos meses, só no final do inverno é que entra no regulado", ironiza, indignado com a demora "incompreensível" na resposta às famílias. "Já mudei de operador no passado e, no mercado livre, faz-se num dia. No regulado, estou há mais de um mês à espera."
Maria Rêgo também faz contas aos dias. Um mês já lá vai. Esteve nas longas filas à porta da loja da EDP Gás Serviço Universal, acabou por enviar o formulário por e-mail a 29 de setembro. E até hoje, não chegou mais informação. Só silêncio. "Vou receber, agora, uma fatura do serviço de luz e de gás que ainda tenho com o aumento que estava a tentar evitar", lamenta a consumidora da Gaia.
Criar plataforma única
A Deco ressalva que quem submeteu o pedido há mais de três semanas (período de referência definido pela Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos para a transição dos contratos do mercado liberalizado para o regulado) pode apresentar reclamação junto do comercializador de último recurso, da ERSE e da associação de defesa do consumidor.
Aliás, esta associação já propôs ao Governo a criação de uma plataforma única de mudança para os mercados regulados da luz e do gás, na qual os consumidores possam fazer simulações, usando os seus códigos de utente da eletricidade e do gás, e solicitar a adesão. "Facilitaria muito a mudança para os dois serviços. Há muitos consumidores que têm o serviço dual [eletricidade e gás contratualizada ao mesmo operador]."