Bruxelas estima que seca se mantenha até novembro. Comissão reúne-se hoje para analisar novas medidas
Corpo do artigo
A situação de seca que Portugal atravessa - a pior deste século, segundo o Governo - deverá prolongar-se até novembro, de acordo com as previsões da Comissão Europeia. Impactando nas disponibilidades hídricas do país, com metade das albufeiras abaixo dos 40% do seu volume total. Dados que voltam hoje a ser analisados pela Comissão Permanente da Seca, de onde poderão sair mais medidas de mitigação.
Na segunda-feira, e de acordo com a análise feita pela Agência Portuguesa do Ambiente, das 61 albufeiras monitorizadas, 30 tinham disponibilidades hídricas inferiores a 40% do volume total. Face ao boletim de 16 de agosto, as reservas baixaram em 12 bacias hidrográficas. Com destaque para as bacias do Lima (a 18%), Cávado (34,3%), Mira (36,5%), Sado (36,4%) e Barlavento (10,1%).
Aquando da última reunião daquela Comissão, em meados de julho, eram 22 albufeiras abaixo dos 40% e, destas, sete tinham disponibilidades inferiores a 20%, sendo agora já um total de dez. Com as albufeiras de Paradela (Cávado) e Campilhas (Sado) a apenas 4%. A barragem de Bravura, no Barlavento, estava a 10%, mesmo depois de em fevereiro ter sido determinado o seu uso exclusivo para abastecimento humano.
Já no que às 44 albufeiras de aproveitamentos hidroagrícolas concerne, a 12 de agosto cinco estavam já esgotadas (nível máximo de contingência): Santa Clara, Campilhas, Fonte Serne, Monte da Rocha e Bravura. Na última reunião interministerial, a titular da pasta da Agricultura garantira a campanha de rega deste ano.
Seca até novembro
Níveis críticos que levaram à implementação de quase uma centena de medidas, de fecho de piscinas a suspensões de rega, abastecimentos por autotanque em dezenas de localidades, reduções de consumos nos empreendimentos turísticos algarvios, campanhas de sensibilização, reabilitações de furos ou captação de volume morto nas barragens. A que se deverão juntar mais medidas após a análise que será hoje feita na Comissão da Seca.
Bruxelas alertou ontem que a seca que assola a Península Ibérica poderá prolongar-se até novembro. "Em algumas áreas da Península Ibérica, o alerta para condições mais secas do que o normal está previsto para os próximos três meses". Concretamente no Leste de Portugal e Oeste de Espanha.
Recorde-se que, no final de julho, 55,2% do território estava em seca severa e 44,8% em extrema.