O evento que, no ano passado, juntou 160 mil motociclistas, realiza-se este domingo pela oitava vez e tem uma componente solidária associada.
Corpo do artigo
Milhares de motociclistas são esperados, este domingo, no Santuário de Fátima para bênção dos capacetes, que se realiza pela oitava vez. No ano passado, o evento juntou cerca de 160 mil motards, o número mais elevado de sempre, que a organização gostaria de ver ultrapassado na presente edição, embora a previsão de chuva possa afastar alguns participantes.
"Mais importante do que os números, é o espírito da iniciativa. Queremos que seja um dia de convívio, amizade, oração em memória daqueles que já partiram e de respeito pela estrada", salienta Carlos Pereira, motard de Atouguia da Baleia, Peniche, que, em 2014, começou com um grupo de amigos a organizar o evento.
O número crescente de participantes, que veêm de "todo o País, mas também de Espanha, França e até da Suíça", levou a que a tarefa seja agora repartida por clubes motards, incluindo dos arquipélagos da Madeira e Açores. "Cada ano, há dez grupos envolvidos, para dar a possibilidade de todos participarem. São os organizadores que, por exemplo, transportam o andor de Nossa Senhora, acompanham os sacerdotes na comunhão e fazem o ofertório", conta Carlos Pereira.
O motociclista, que faz parte da Associação da Bênção dos Capacetes (ABC), em fase final de constituição, destaca ainda o caráter solidário do evento, com a venda de merchandising a reverter para uma causa. Este ano, as verbas angariadas destinam-se à aquisição de material para os Bombeiros Voluntários de Fátima e para apoiar Raquel Saraiva, membro do Grupo Motard de São Miguel, Açores, que ficou paraplégica na sequência de um acidente de mota.
"Queremos oferecer à jovem um equipamento que lhe permita aceder mais facilmente ao carro e à cadeira-de-rodas", revela Carlos Pereira, contando que, no ano passado, conseguiram juntar cerca de 15 mil euros, que estão a ser utilizados no pagamento de tratamentos de fisioterapia a um antigo piloto de motocross, vítima de um acidente que o deixou também paraplégico. "A melhor recompensa é sabermos que está a conseguir recuperar alguma mobilidade", diz o dirigente da ABC, que se emociona ao contar que, recentemente, Marco Silva, o jovem em causa, lhes enviou uma fotografia "já em pé e a conseguir dar uns passinhos".
178 mortes em seis meses
A par da vertente solidária, a peregrinação da bênção dos capacetes tem ainda associada uma campanha de sensibilização rodoviária dirigida aos motociclistas, através de pequenos vídeos. "Só no primeiro semestre deste ano, houve 178 mortes com motociclistas", revela Carlos Pereira, citando dados da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária.
A GNR, que irá reforçar o patrulhamento em Fátima e em algumas das principais estradas de acesso ao Santuário, associa-se à campanha. Numa mensagem publicada nas redes sociais, o Comando Distrital de Santarém apela à utilização de equipamentos de segurança, como capacete, devidamente "ajustado e apertado", protectores de coluna, coletes airbag, luvas, botas e joalheiras, que "contribuem muito para reduzir a gravidade das consequências em caso de colisão ou despiste".
Numa mensagem publicada na página de facebook da ABC, Carlos Cabecinhas, reitor do Santuário de Fátima, reconhece que esta é uma peregrinação "a crescer em importância e no número" de motociclistas participantes. "É um momento de encontro e de expressão de fé, de pedir pelos motards que já partiram, mas também de pedir proteção", diz o sacerdote.