O ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, designou o até agora seu adjunto Luís Filipe Pratas Guerreiro para o cargo de presidente do IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação. Este irá substituir Francisco Sá, que se tinha demitido esta semana. De acordo com o Jornal de Negócios, a saída de Francisco Sá terá sido forçada por Costa Silva.
Corpo do artigo
"O ministro da Economia e do Mar, António Costa Silva, designou hoje [quinta-feira], em regime de substituição, o mestre Luís Filipe Pratas Guerreiro, para exercer o cargo de presidente do Conselho Diretivo do IAPMEI", informou o ministério, numa nota enviada às redações. Esta informa também que Francisco Sá "ocupava o cargo em regime de substituição desde fevereiro de 2021".
Luís Pratas Guerreiro tem 61 anos e era adjunto de Costa Silva desde 30 de março de 2022, data da tomada de posse do atual Governo. A nota do ministério destaca as suas capacidades de "gestor sénior com experiência no desenvolvimento de estratégias para a promoção e implementação de novos negócios, gestão de parcerias internacionais, avaliações técnicas e económicas de projetos".
Tem uma licenciatura em Engenharia de Minas e um mestrado em Mineralurgia e Planeamento Mineiro, ambos pelo Instituto Superior Técnico.