O ministro da Saúde disse esta tarde que o surto de legionela no Hospital de São Francisco Xavier, em Lisboa, que até ao momento infetou 35 pessoas e causou dois mortos deveu-se "seguramente" a uma falha técnica.
Corpo do artigo
"O que aconteceu aqui foi, seguramente, uma falha técnica. Alguma falha existiu, senão não teriam sido infetadas 35 pessoas", afirmou Adalberto Campos Fernandes, numa conferência de imprensa conjunta com a Direção-Geral da Saúde, no Hospital São Francisco Xavier.
8900958
O governante acrescentou que a empresa que faz a manutenção das torres de refrigeração do hospital é certificada a nível nacional e internacional e disse estar a aguardar pelos resultados dos relatórios em curso.
O ministro considerou irresponsável atribuir este surto a uma falta de financiamento para a manutenção dos equipamentos dos hospitais.
8901345
"Não pode valer tudo. Um caso destes não pode ser atribuído à falta de investimento do hospital que tem equipamentos recentes, renovou o sistema de água", declarou.
Adalberto Campos Fernandes anunciou ainda que as cinco administrações regionais de saúde vão fazer revisões exaustivas nas suas unidades de saúde, de modo a evitar que ocorram mais surtos de legionela.
O ministro acrescentou que está a trabalhar com o ministro do Ambiente em nova legislação no sentido de adensar a malha inspetiva.
Adalberto Campos Fernandes considerou que os portugueses "têm condições para confiar no Serviço Nacional de Saúde, que respondeu com grande firmeza e competência" ao surto de legionela.