As avenidas 24 de Julho e Infante D. Henrique, os Restauradores e o Martim Moniz vão ser cortados ao trânsito a 11 de Maio, devido à missa papal no Terreiro do Paço, informa a autarquia lisboeta.
Corpo do artigo
Em comunicado, o Departamento de Protecção Civil Municipal adianta que a Rua Cais de Santarém e o Largo Camões estarão cortados à circulação automóvel na mesma data, "a partir" das 07:00.
Condicionada desde as 07:00, a Avenida da Liberdade será interdita ao trânsito pelas 17:00.
A Avenida Luís Bívar, entre a Rua Tomás Ribeiro e a Rua Pinheiro Chagas, e a Rua Latino Coelho, entre a Rua Dr. António Cândido e a Rua Filipe Folque, estarão, por seu turno, cortadas à circulação automóvel das 07:00 do dia 10 até às 16:00 do dia 12 de maio.
O Cais do Sodré - Campo das Cebolas viverá situação semelhante entre as 22:00 do dia 07 e as 00:00 do dia 12.
No dia da missa de Bento XVI em Lisboa, a circulação no Metro será interrompida no troço entre as estações Baixa-Chiado e Santa Apolónia.
Quanto às ligações fluviais para a Margem Sul, a travessia para o Barreiro será assegurada a partir do terminal do Cais do Sodré, já que o terminal do Terreiro do Paço/Sul e Sueste ficará encerrado "entre as 06:00 e as 22:00" do dia 11.
A Protecção Civil Municipal de Lisboa aconselha as pessoas a planearem com antecedência os "acessos e os transportes a utilizarem" e a adquirirem de antemão "os respectivos títulos", assim como a usarem "calçado prático e confortável" e estarem bem hidratadas.
As autoridades apelam ainda para que, em caso de detecção de "alguma situação anómala" na missa papal no Terreiro do Paço, a comuniquem "de imediato a um elemento da organização".
A nota sugere que, no final da celebração, as pessoas aguardem "com serenidade de modo a permitir uma saída faseada do recinto".
Lisboa recebe Bento XVI a 11 de maio, primeiro de quatro dias da visita papal a Portugal, que inclui ainda passagens por Fátima e Porto.