Movidos pela fé, centenas de peregrinos caminham de Paredes em direção a Fátima
Pouco passava das sete e meia da manhã desta sexta-feira, quando o grupo de cerca de 400 peregrinos da Obra do Bem Fazer de Paredes, saiu da Igreja Matriz depois de uma missa, em direção ao Santuário de Fátima.
Corpo do artigo
Tomados pela emoção, alguns em lágrimas, despediram-se das suas famílias para uma jornada de mais de 200 quilómetros que vão percorrer em seis dias. As razões são várias: alguns fazem-na para cumprir as suas promessas, outros para viver a experiência e outros ainda para apoiar e dar uma palavra de alento aos peregrinos. Mas caminham todos movidos pela fé em Nossa Senhora de Fátima, a quem querem ir agradecer.
Alguns quilómetros depois, já mais dispersos, os peregrinos seguem o seu caminho, em ambiente de boa disposição. Alguns estão em peregrinação pela primeira vez, outros são já repetentes e conhecedores das dificuldades que o caminho lhes vai apresentar.
António Oliveira é de Penafiel e tornou-se peregrino há mais de 20 anos. A cada ano que passa, traz mais um membro da família e, este ano, vem com a mulher - que já é sua companheira habitual na peregrinação -, mas traz também os dois filhos e alguns primos.
Partem da Igreja de Paredes, com "fé e devoção, para cumprir as nossas promessas" e certos de que a jornada "é muito longa". Pelo caminho, conta António Oliveira, dá para tudo. "Dá para chorar, dá para rir, cantar, rezar, para desanimar", confessou, acrescentando que o facto de virem em família é uma grande ajuda, para serem "o suporte uns dos outros", mas também para poderem ajudar quem mais precisa.
Também Hélder Rodrigues faz a peregrinação, sem promessa, em família. Com o irmão, a mulher e um amigo, constituem um grupo de estreantes, que vem de Paços de Ferreira até Fátima, "para agradecer e pedir".
O caminho começaram-no, na Igreja, com um "misto de emoções". "Foi muito forte, a saída foi dura e acho que a chegada também vai ser", disse Hélder Rodrigues.
Os seus companheiros de jornada, vêm também com o mesmo espírito de agradecimento. Mas a este acresce a responsabilidade de uma promessa que têm para cumprir. "Mas vamos conseguir. Vimos juntos para nos apoiar uns aos outros", garantiu Vítor Rodrigues.
No sábado, o grupo faz mais uma etapa - entre Rechousa (Vila Nova de Gaia) e Oliveira de Azeméis - em direção ao Santuário de Fátima, onde chegará na quarta-feira, dia 10 de maio.