Especialistas em marketing de influência pedem regulação do setor a crescer em Portugal. Governo admite mexer nas regras de comunicação comercial.
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O mercado dos influenciadores digitais está a crescer em Portugal e a motivar uma crescente atenção por parte de várias entidades, nomeadamente da Direção-Geral do Consumidor (DGC). Ao mesmo tempo, aumentam os pedidos de regulamentação da área, cada vez mais profissionalizada e com muito dinheiro envolvido. Há processos de contraordenação em curso e queixas feitas contra criadores de conteúdo na Internet. O Governo garante estar “atento” à realidade e admite melhorar a informação sobre as regras e as boas práticas da comunicação comercial no meio digital.
Bastam uns minutos nas redes sociais para se perceber que a diversidade é muita, em Portugal e no Mundo: desde as celebridades com milhões de seguidores às personalidades com um alcance mais modesto, mas capazes de gerar influência junto de nichos. “O mercado de influencers em Portugal encontra-se num momento muito importante, já que está a ponto de explodir”, afiança o diretor-geral da H2H Espanha e Portugal, Luis Díaz. A empresa de marketing de influência nasceu no país vizinho em 2017 e expandiu para solo português, este ano, por causa do “potencial de crescimento”.