Festa abre com uma homenagem aos poetas e músicos de intervenção após o concerto da Sinfonietta de Lisboa.
Corpo do artigo
A celebração dos 50 anos do 25 de Abril vai estar no centro dos espetáculos da Festa do Avante deste ano na Quinta da Atalaia, no Seixal, nos dias 1, 2 e 3 de setembro e à qual Tim, a voz dos Xutos & Pontapés, regressa este ano. Mimicat, que atuou na final do Festival Eurovisão, também estará no certame, bem como Jorge Palma, Rui Reininho, Agir, Carolina Deslandes, Paulo de Carvalho ou Rodrigo Leão que irá dar um espetáculo para dois pianos, sendo que a pianista interlocutora é a sua filha, Rosa.
Agir, Carolina Deslandes, Lura, Milhanas e Paulo de Carvalho vão atuar no espetáculo "Agir - Cantando Abril", uma homenagem aos poetas e aos músicos de intervenção após o concerto sinfónico de sexta-feira, inteiramente dedicado ao 25 de Abril com composições relacionadas com a resistência político-cultural ao fascismo português.
Jorge Palma e Rui Reininho apresentarão o último disco de Palma, "Vida". Tim lidera um concerto com alguns dos seus temas mais conhecidos e Rodrigo Leão irá dar um espetáculo para dois pianos com a filha, Rosa.
Mimicat, Nenny, Expresso Atlântico e Ruben Torres mostram novos projetos. Todos os grupos que atuam na Quinta da Atalaia propõem-se celebrar o 25 de Abril, seja por prepararem números especiais sobre o tema seja por o seu repertório assentar significativamente em canções de caráter político-social ou mesmo de intervenção. São exemplos A Garota não, Bateu Matou, Boémia, Luta Livre, a italiana Loredana Savino, que apresenta o álbum "Disco comunista".
Na vertente de grupos de países de língua oficial portuguesa, o histórico grupo de punk brasileiro, o antibolsonarista Ratos de Porão, destaca-se no cartaz do Avante, seguindo-se África Negra, de São Tomé e Príncipe, Banda Kanana, de Moçambique e Francisco El Hombre, do Brasil. Mísia e Ricardo Ribeiro representarão o melhor do fado, José Barros com o Navegante convida Mimmo Epifani (Itália) e Planície Cantada, o grupo Criatura com Coro dos Anjos exibirão as novas tendências da Música Popular Portuguesa.