Norte lidera produção de energia para autoconsumo a reboque das empresas
A região Norte lidera a produção de energia para autoconsumo, impulsionada pela procura de soluções mais baratas para alimentar indústria têxtil, depois dos preços da luz e gás terem disparado. Guimarães vai à frente no número de unidades e na potência instalada no país.
Corpo do artigo
O forte investimento em energias alternativas por parte da indústria, nomeadamente depois dos preços da eletricidade e do gás terem atingido picos históricos em 2022, fazem com que a potência instalada para autoconsumo em Portugal tenha aumentado a um ritmo de 57% ao ano entre 2021 e 2024. A região Norte é a líder no país.
Atualmente, há mais de 256 mil unidades de produção para autoconsumo em Portugal, com destaque para o Norte. Guimarães é o concelho com mais instalações e também lidera na potência instalada, mas Braga, Vila Nova de Famalicão, Barcelos e Vila Nova de Gaia figuram, também, no top 10 dos concelhos com mais unidades e com mais potência total instalada até ao final do segundo trimestre deste ano. A Região Centro, com destaque para Leiria, surge igualmente bem posicionada.
São produzidas 16 toneladas de vapor por hora
Foto: Artur Machado