O novo presidente da Turismo Centro de Portugal (TCP), Raúl Almeida, apelou, esta sexta-feira, à atualização orçamental das regiões de turismo por parte do Governo. O secretário de Estado do Turismo, Nuno Fazenda, admitiu um aumento já no próximo ano.
Corpo do artigo
“As entidades regionais do turismo são as que conhecem melhor o território. Mas podíamos criar ainda mais valor se o orçamento fosse atualizado e há muitos anos que não é. São recursos insuficientes para o muito que fazemos. Seria justa uma atualização orçamental que nos permitisse fazer mais e melhor pelo território”, considerou Raúl Almeida, no seu discurso de tomada de posse, esta sexta-feira em Coimbra.
Presente na cerimónia, o secretário de Estado do Turismo afirmou que esse aumento poderá ser uma realidade já em 2024.
“Já este ano reforçámos a dimensão da promoção externa das regiões, mas sabemos que podemos ir mais além. Temos previsto para o ano, no financiamento do Turismo de Portugal, um reforço de 20% para as entidades regionais de turismo”, sublinhou Nuno Fazenda.
Criação de Conselho Estratégico
Raúl Almeida assume a TCP depois de 17 anos de presidência de Pedro Machado, ao qual agradeceu o trabalho. Como uma das primeiras medidas, o novo presidente apontou para a criação de um Conselho Estratégico do Turismo do Centro.
“Terá uma função consultiva sobre as estratégias de fundo para o Centro de Portugal. Que reúna os principais atores da atividade turística da região, como as oito Comunidades Intermunicipais, universidades, politécnicos e representantes do setor privado”, descreveu.
Melhor semestre de sempre
Nuno Fazenda destacou que o primeiro semestre de 2023 foi o melhor de sempre no turismo nacional, “com crescimento de 40% nas receitas turísticas em relação a 2019”.
“O turismo português é uma das principais atividades económicas do país, com resultados históricos. Já em 2022 ultrapassámos 2019, em 15% das receitas turísticas”, completou o secretário de Estado.