
Ondas que podem chegar aos 11 metros deixam sete distritos sob aviso laranja
Foto: João Manuel Ribeiro/Arquivo
Sete distritos de Portugal continental estão esta terça-feira sob aviso laranja e dez sob aviso amarelo devido à agitação marítima, segundo o IPMA, que prevê também queda de neve em dois distritos do interior norte.
De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os distritos sob aviso laranja devido à agitação marítima são Porto, Braga, Viana do Castelo, Lisboa, Leiria, Aveiro e Coimbra, com ondas de noroeste com cinco a seis metros de altura significativa, podendo atingir 11 metros de altura máxima, entre as 18 horas desta terça-feira e as 15 horas de quinta-feira.
Já os avisos amarelos, abrangem períodos antes e depois do laranja, com ondas de quatro a cinco metros, e incluem também Faro, Setúbal e Beja.
O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe "situação meteorológica de risco moderado a elevado" e o amarelo, quando há uma "situação de risco para determinadas atividades dependentes" do estado do tempo.
No interior norte, os distritos da Guarda e Castelo Branco estão ainda sob aviso amarelo devido à neve, prevendo-se acumulação de cerca de cinco centímetros acima de 1400 metros e até dez centímetros nos pontos mais altos da Serra da Estrela.
O IPMA alerta para possíveis perturbações, como vias condicionadas ou interditas, formação de gelo, danos em estruturas ou árvores e abastecimentos locais prejudicados.
Recomenda ainda que se respeite os avisos emitidos e que sejam adotadas medidas preventivas, como a redução de esforços no exterior durante os períodos de agitação marítima e a atenção às condições das estradas em áreas com neve e gelo.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomendou no domingo medidas preventivas face às previsões de tempo frio, em especial na região Norte, recordando que há um aumento do risco de doenças respiratórias, agravamento de condições crónicas e acidentes.
Leia também Os conselhos da DGS para miúdos e graúdos se protegerem nos dias frios
