No dia do 59.º aniversário da estação pública, "O preço certo" recebe Manuel Marques, Eduardo Madeira, Joana Pais de Brito, Inês Sobral e António Machado. A emissão vai para o ar esta segunda-feira.
Corpo do artigo
"Espetáculo!", ecoa nos corredores da RTP. A voz, inconfundível, pertence a Fernando Mendes. Este é um dia especial para o apresentador e para a equipa de "O preço certo", não só porque se celebra o 59.º aniversário da estação, mas porque o concurso recebe participantes de luxo para assinalar a ocasião. Os "grandes malucos", nas palavras de Mendes, são Manuel Marques, Eduardo Madeira e Joana Pais de Brito, de "Donos disto tudo" (DDT), Inês Sobral, a Aidinha de "Nelo & Idália", e António Machado, da série "Bem-vindos a Beirais".
É com Madeira que a conversa espevita. Tudo por causa de um "sketch" de DDT em que este imita, lá está, o próprio Mendes. "Muito bom! Vocês são um espetáculo!", reage o apresentador, entre risos.
O jogo decorre a todo o vapor. Espremedores de fruta, frigideiras, remates à baliza, desafios de minigolfe e a roda da sorte abrem caminho até à montra final. Quem lá chega, acaba por receber ajuda dos restantes concorrentes, da plateia e até do apresentador - que durante um forçado ataque de tosse deixa escapar o valor total dos prémios, entregues às instituições Aldeias de Crianças SOS, Casa do Caminho e Casa de Proteção e Amparo de Sto. António.
O episódio especial é, acima de tudo, mais uma afirmação do valor de "O preço certo" (programa com 12 anos) dentro da RTP. "O Fernando Mendes é o segredo. Ninguém apresenta isto como ele. É um grande entertainer, ator, apresentador... é completo", frisa Manuel Marques. António Machado reforça que o anfitrião "é como um familiar nosso". "É um irmão, um primo, um amigo, e isso nota-se cada vez mais". Já para Eduardo Madeira, Mendes é como "o Papa". "Uma vez fui com ele ao futebol e nunca mais me esqueço que parecia que tinha ido com o Papa. Toda a gente falava com ele e dizia "Oh Fernando, mandei-te chouriços"", termina, entre risos.