"Os portugueses preferem sistemas de incentivo em vez de penalizações"
O sistema de depósito e reembolso (SDR) de embalagens é fundamental para aumentar os níveis de separação de resíduos e quanto mais tarde avançar mais nos afastaremos das metas de reciclagem, defende Luísa Schmidt, especialista em sociologia do ambiente.
Corpo do artigo
O SDR de embalagens é fundamental para aumentar os índices de separação de resíduos urbanos. Vários estudos comprovam os excelentes resultados destes sistemas em vários países europeus onde o SDR já foi instalado. Num inquérito realizado em 2021 pelo Observa/ICS-ULisboa para a SPV, ficou claro que os portugueses afirmaram estar dispostos a aderir aos sistemas de depósito e reembolso como, aliás, fizeram na experiência pontual levada a cabo através da instalação de algumas máquinas para recolha de garrafas. Nesse mesmo inquérito, também fica claro que os portugueses preferem sistemas de incentivo em vez de penalizações.
Quanto mais tarde se avançar com o SDR, mais nos afastaremos das metas de reciclagem. Por isso, o sistema já deveria ter sido instalado em 2022, como previsto. Trata-se de um assunto que tem que ser resolvido o mais rapidamente possível.