A viagem está a ser equacionada pelo Vaticano, inserida numa deslocação a Espanha e Portugal, por ocasião do Ano Santo Xacobeo, em Santiago de Compostela, e dos 110 anos das Aparições de Fátima.
Corpo do artigo
O Papa Leão XIV pode visitar Portugal durante o ano 2027, por ocasião de uma deslocação à Península Ibérica em junho desse ano para participar no Xacobeo em Santiago de Compostela, Espanha, e nos 110 anos das Aparições de Fátima. O convite oficial para a deslocação à Galiza foi conhecido em maio passado e decorrem conversações para a futura visita que pode incluir uma passagem pelo santuário português.
O pontífice já tinha manifestado vontade em voltar a Portugal depois de, como cardeal, ter participado na Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em 2023. Há três semanas, Domingos Fezas Vital, que recentemente deixou de ser embaixador de Portugal no Vaticano, contou à Agência Ecclesia que Leão XIV abordou um possível regresso a Portugal num encontro que tiveram. "A iniciativa foi dele, de me dizer e de me confirmar a sua vontade de visitar Portugal, de voltar a Portugal depois de lá ter estado para essa ocasião extraordinária que foi a JMJ", explicou o diplomata.
O sucessor de Francisco ainda não se estreou em viagens, com a Turquia a ser apontada como o primeiro destino, em novembro. Na imprensa italiana, já surgiram notícias a dar conta que Portugal é um dos países que o Papa pretende visitar.
Leão XIV foi eleito Papa em 8 de maio passado. Meses antes, tinha dito sim ao convite formulado pelo bispo de Leiria-Fátima, D. José Ornelas, para presidir à próxima peregrinação de 13 de outubro, mas esta visita acabou por ser anulada devido à sua eleição como figura máxima da Igreja Católica.
O Ano Santo Xacobeo celebra-se em 2027 a 25 de julho, domingo, em Santiago de Compostela, e a possível passagem por Fátima deverá ocorrer antes dessa data. Mas ainda não existe confirmação oficial e a possível viagem está a ser trabalhada no Vaticano.