Quase um quinto dos mais de 100 mil títulos 4_18 e Sub 23 carregados no Porto e Braga é de novos clientes. Lisboa tinha, no final de 2023, mais de 272 mil passageiros dessas idades a viajarem de graça.
Corpo do artigo
Os passes gratuitos 4_18 e Sub 23 trouxeram mais 17 468 jovens ao transporte público. Com a generalização da gratuitidade aos títulos mensais para estudantes, que entrou em vigor em janeiro, o Grande Porto e Braga registam um aumento de procura. Até agora, foram pedidas mais de 100 mil assinaturas. Há novos clientes (17,3% do total dos títulos para estudantes adquiridos), mas também jovens que tinham deixado de carregar a mensalidade que voltaram a fazê-lo. No entanto, nem todos ficaram a ganhar: há universitários deslocados que precisam de duas assinaturas mensais, mas, como só têm direito a uma gratuita, acabam por pagar o preço total pelo outro título. A fatura mensal cresce, em vez de diminuir.
Os dados, ainda provisórios e parcelares, mostram um efeito positivo (embora a duas velocidades) da medida introduzida pelo Governo em 2024, que deverá custar 126 milhões de euros. Em Braga, o arranque é ainda tímido com os Transportes Urbanos de Braga a registarem 468 novos clientes, cerca de 3,95% do total de passes 4_18 e Sub 23 existentes no concelho. No entanto, houve mais 466 jovens que voltaram a usar o passe, depois de meses sem qualquer carregamento.