Maria Luís Albuquerque, cuja presença no 36º Congresso do PSD surpreendeu muitos militantes, subiu à vice-presidência do partido.
Corpo do artigo
A intervenção da ex-ministra das Finanças, sexta-feira, foi a primeira a seguir ao discurso de abertura do encontro de Pedro Passos Coelho, naquilo que foi logo encarado como um sinal de que o presidente do partido não a deixaria cair.
Luís Marques Guedes será cabeça de lista ao conselho nacional
Com Maria Luís, estarão Jorge Moreira da Silva, Marco António Costa, Sofia Galvão, Teresa Leal Coelho e Teresa Morais.
O ex-ministro da presidência, Luís Marques Guedes, será cabeça de lista ao Conselho Nacional, órgão mais importante entre congressos. No último congresso a lista tinha sido encabeçada por Miguel Relvas, que pediu para se afastar do partido. Há oito listas a este órgão.
Na secretaria-geral do partido e na mesa do congresso não há novidades. Continuam José Matos Rosa e Fernando Ruas.
Saem da direção nacional do PSD três dos atuais seis vice-presidentes, Pedro Pinto, José Matos Correia, Carlos Carreiras. Contudo, os três foram indicados por Passos Coelho para outras funções. Pedro Pinto foi nomeado para a comissão de auditoria financeira do partido, Carlos Carreiras passa a coordenador autárquico e José Matos Correia irá presidir a um novo órgão: o Conselho Estratégico.