Pedro Pimpão eleito presidente da Associação de Municípios com 86,7% dos votos

Foto: Rui Manuel Fonseca
Pedro Pimpão, social-democrata e presidente da Câmara de Pombal, foi eleito, este sábado, presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses (ANMP), com 86,7% dos votos, no congresso que decorre em Viana do Castelo.
Vai ser acompanhado, na vice-presidência, pelos socialistas Ana Abrunhosa e Ricardo Leão, presidentes das câmaras de Coimbra e de Loures, e os sociais-democratas Amadeu Albergaria e Nuno Piteira Lopes, que lideram os municípios da Feira e de Cascais.
Num universo de 783 congressistas acreditados, votaram 647. Para o Conselho Diretivo, liderado por Pedro Pimpão, votaram a favor 561 (86,7%), 7 em branco e 7 nulos.
A mesa do congresso, passa a ser liderada por Luísa Salgueiro, até agora presidente da ANMP, e eleita com 581 votos a favor (89,8%), 58 brancos e 7 nulos.
No Conselho Geral, Pedro Duarte, é o cabeça de lista. O autarca social democrata já promoveu o regresso da Câmara do Porto à associação. Em 19 de abril de 2022, o então Executivo da autarquia, liderado por Rui Moreira, aprovou a saída da ANMP em consequência do processo de descentralização de competências. Isaltino Morais, presidente da Câmara de Oeiras, é outro dos nomes apontados ao Conselho Geral.
Na votação, para este órgão, 583 congressistas votaram a favor (90,1%), 59 em branco e 5 votos nulos.
Para o Conselho Fiscal, foi eleito Vítor Marques, presidente da câmara de Caldas da Rainha (independente), com 569 votos (87,9%), 70 brancos e 6 nulos.

